NOVA XAVANTINA
Pesquisar
Close this search box.

Futebol como vitrine do turismo no Brasil

COMPARTILHE


Das praias de mar azul às montanhas e selvas amazônicas, além de uma gastronomia única, carnaval e música com samba à mistura, entre todos os vários símbolos do Brasil há um que se destaca e diferencia o país do resto do mundo: o futebol.

Seja um torcedor desse esporte ou alguém que já ficou na frente da televisão para curtir uma partida da Copa do Mundo, todo mundo já viu um time vestindo uma camisa amarelinha e verde, que serviu para fazer história e divulgar a cultura do maior país da América Latina.

Aliás, como é possível esquecer jogadores como Pelé, Zico, Garrincha, Ronaldo, Ronaldinho ou, mais recentemente, Neymar? Apesar de serem de épocas diferentes, todos tinham algo em comum: surgiram de clubes nacionais quando eram jovens e, se foram tentar a sorte na Europa, voltaram cheios de glória para continuar a encantar o público brasileiro. 

Futebol e turismo andam de mãos dadas

Embora os turistas possam viajar ao Rio de Janeiro para curtir praias, bares e o Cristo Redentor, a verdade é que eles também podem aproveitar o momento para fazer um turismo esportivo, no caso, através do futebol.

Nesse sentido, uma primeira sugestão é visitar o estádio do Maracanã, aquele em que pisaram os melhores jogadores de futebol da história, e em que o Brasil perdeu a final da Copa do Mundo de 1950 para o Uruguai, no que ficou registrado como “Maracanazo”.

Ainda na mesma cidade, uma visita ao Estádio Olímpico João Havelange, popularmente conhecido como Engenhão, também é uma boa atração para colocar na lista. Ele é usado principalmente para jogos de futebol e competições de atletismo e foi uma das principais sedes dos Jogos Pan-Americanos de 2007.

Contudo, as atrações do futebol brasileiro não ficam somente no Rio de Janeiro. O mesmo pode ser feito em Belo Horizonte, que além de polo mineiro, foi uma das sedes da Copa do Mundo de 2014.

E a experiência é replicada em outras cidades como São Paulo, Porto Alegre, entre vários outros estados, incluindo Goiás, que agora aposta inclusive em novos incentivos para o turismo local.

Assim, visto dessa maneira, turismo e futebol se unem para valorizar a cultura nacional. E conhecer o país através desse setor é muito divertido e surpreendente.

Por outro lado, até nas mais diversas áreas online, o futebol ganha destaque. Como é o caso de websites como a Betano que, além de permitir o tópico apostas futebol brasileiro, oferece ainda informações sobre a tabela de classificação ou diretoria dos clubes.

No fundo, são conteúdos esportivos úteis para quem segue o campeonato brasileiro. Dessa forma, os usuários também conhecem como os times estão espalhados pelo Brasil e quais são as suas zonas geográficas.

Extra: dicas turísticas

Aproveitando essa onda do futebol, deixamos também 4 sugestões turísticas para os amantes do esporte que pensam em viajar pelo Brasil:

O Brasil encanta seus visitantes com as grandes Cataratas do Iguaçu que constituem um semicírculo de quase 3 quilômetros de diâmetro;

Para praias, Florianópolis, também chamada de ilha da magia, é cheia de águas transparentes, mornas e calmas, oferecendo paz e descanso para seus visitantes;

Quem gosta de cidades cosmopolitas não pode deixar de visitar Brasília ou Porto Alegre, esta última localizada bem perto da cidade de Buenos Aires e Montevidéu.

Duas paradas obrigatórias de toda a viagem ao Brasil, a primeira é no Rio de Janeiro, considerada por cariocas e estrangeiros como a cidade mais bonita da América do Sul e uma das mais encantadoras do mundo, e a outra fica em São Paulo, melhor conhecida como “a cidade que não para”. 

Brasil é o único caso do mundo com turismo futebolístico como vitrine?

Para terminar, é importante mencionar que esse fenómeno também acontece em outras cidades europeias. Casos de Madrid, Manchester, Munique e Nápoles, onde a bola está intimamente ligada aos seus habitantes e suas culturas, assim como ao seu turismo.

Seus times são praticamente monumentos mundiais e são a porta de entrada de inúmeros curiosos que desejam saber mais da cultura da cidade onde estão sedeados.

Em suma, agora só falta marcar a viagem e embarcar na aventura que é o futebol brasileiro.

Comente abaixo:

COMPARTILHE

FAMOSOS

Últimas Notícias