NOVA XAVANTINA

Aldeia Xavante recebe visita de acadêmicos do Curso de Turismo da Unemat de Nova Xavantina

COMPARTILHE


As docentes Kelli Carvalho Melo e Raffaela Garcia realizaram no último sábado, 05/10, a 1ª Aula de Campo com os alunos da 1ª Fase do Curso de Turismo da Unemat de Nova Xavantina.

A visita foi na Aldeia Indígena Xavante – Cachoeira, próximo ao Rio Areões no município de Água Boa e as atividades fazem parte da carga horária das disciplinas de Estudo do Espaço Turístico e Patrimônio Cultural em Turismo.

O Cacique Arnaldo Seribudú e o seu povo receberam dos visitantes, mantimentos, roupas e brinquedos; e como agradecimento, foi feita uma roda no centro da aldeia com universitários, professores e indígenas, onde o cacique apresentou e deu as boas-vindas com uma dança, promovendo a integração de docentes, discentes e a comunidade Xavante.

As atividade na Aldeia Cachoeira compreenderam recepção, dança, demonstração da escola, cemitério, e demonstração de hospitalidade.

O grupo também fez uma trilha na área que cerca a aldeia, identificando as características da paisagem e da geografia do local; conhecendo como vivem os mais de 300 moradores daquela aldeia e suas atividades que são desenvolvidas no dia a dia; e, por fim, compreenderam a valorização da ancestralidade e identidade indígena na formação da sociedade brasileira.

Esta é uma primeira experiência de visita de estudantes da 1ª Fase do Curso de Turismo da Unemat(2019/2) à uma Aldeia Xavante. A comunidade Xavante abriu espaço para esta vivência com o objetivo de mostrar a beleza de sua cultura e, ao mesmo tempo, diminuir o preconceito tão forte que ainda existe nos moradores das cidades que convivem com o povo Xavante. Foi um momento rico de troca e de aprendizado, para a comunidade acadêmica de turismo, que puderam abrir seus horizontes, através do contato direto "in loco" com uma cultura tão próxima a sua realidade e ao mesmo tempo tão distante e pouco conhecida.

Créditos fotos: Alunos da 1º Fase do Turismo e Professoras

Comente abaixo:

COMPARTILHE

FAMOSOS

Últimas Notícias