Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura de Sinop promove palestras sobre saúde mental para servidores municipais

COMPARTILHE

Cerca de 80 servidores municipais participaram, nesta terça-feira (13) e quarta-feira (14), de palestras sobre saúde mental promovidas pela Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Administração e Modernização. A iniciativa integra a programação do Janeiro Branco, mês dedicado à conscientização sobre a saúde mental, com foco no cuidado integral dos profissionais do serviço público.

As palestras ocorreram no plenário da Escola de Governo e tiveram como tema “Quem cuida da mente, cuida da vida”. A proposta da ação foi incentivar a reflexão, o autoconhecimento e a valorização da vida, além de estimular o autocuidado e a atenção ao equilíbrio emocional no ambiente de trabalho e fora dele.

A secretária municipal de Administração e Modernização, Elizabete Cilião, destacou que a ação representa um momento importante de acolhimento aos servidores e de valorização do ser humano dentro da administração pública. “Nada melhor do que, dentro do Janeiro Branco, iniciarmos com uma palestra que provoca reflexão e promove o autoconhecimento. É um momento de acolhimento, que leva o servidor à valorização da vida, ao autocuidado e à atenção sobre como está, de fato, o seu equilíbrio emocional”, afirmou.

Segundo a secretária, cuidar da saúde mental dos servidores reflete diretamente na qualidade dos serviços prestados à população. Ela ressaltou que o fortalecimento emocional contribui para um ambiente de trabalho mais saudável, relações mais equilibradas e maior eficiência nas atividades diárias da administração.

A psicóloga Dayzi Senn, responsável pela palestra, explicou que o Janeiro Branco tem papel fundamental na conscientização sobre práticas simples que impactam diretamente o bem-estar. “O Janeiro Branco chama a atenção para a saúde mental e mostra que, muitas vezes, deixamos de fazer o básico, como dormir bem, alimentar-se de forma adequada, fazer pausas e dedicar tempo às pessoas que nos fazem bem. Vivemos em um ritmo acelerado, quase automático, e acabamos esquecendo desses cuidados essenciais”, explicou.

Dayzi também destacou que as ações de conscientização terão continuidade ao longo do ano em outros espaços da rede municipal. “Neste mês, as atividades continuam nos Cras e no Centro de Convivência. Ao longo do ano, teremos outras palestras com foco comportamental, sempre com o objetivo de fortalecer o cuidado emocional e a qualidade de vida dos servidores e da comunidade”, completou.

Para a servidora Renata Mourão, que participou da atividade, a iniciativa demonstra sensibilidade da gestão ao olhar para o servidor como ser humano. “Voltar o olhar para o servidor, para a pessoa em si, é muito importante. O cuidado com a saúde mental é essencial, porque cada setor enfrenta situações diferentes. Entender a necessidade de uma pausa reflete diretamente na vida pessoal e profissional”, relatou.

Renata também ressaltou que o cuidado institucional fortalece as relações no ambiente de trabalho. “Quando esse cuidado parte de você e também da administração, isso faz uma grande diferença. Cuidar de si permite cuidar melhor de quem está ao seu lado, e isso impacta positivamente todo o ambiente”, afirmou.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comente abaixo:

COMPARTILHE

Últimas Notícias