Quadrilheiros da região Araguaia, se reuniram no ultimo final de semana em Nova Xavantina, para definir detalhes do calendário oficial do Festival de Quadrilhas do Araguaia – Festrilhas 2018. De acordo com Assessoria do Festrilhas, presidentes e representantes das Quadrilhas Juninas definiram detalhes que vão regulamentar e orientar os trabalhos do evento em 2018.
Segundo a Coordenadora de Cultura e Turismo do município de Porto Alegre do Norte, Rosa Dilma, o município será sede da grande final do evento, nos dias 28,29,30 de junho e 01 de julho.
Rosa Dilma reforçou que a gestão municipal vai usar todos os mecanimos possiveis para realizar a melhor final ja realizada pelo Festival de Quadrilhas, o evento é hoje a maior expressão artístico-cultural da região Araguaia, em 2017 também foi consagrado como o maior evento cultural de Mato Grosso
No ano de 2017, vinte e quatro equipes de Quadrilhas Juninas participaram do Festrilhas distribuídos em quatro polos regionais, a grande final realizada no município de General Carneiro. O evento tem o apoio técnico da Federação Mato-grossense de Quadrilhas (FMTQ).
Tradição – O evento teve início em Serra Nova Dourada no ano de 2000. A partir de então, nos oito anos seguintes o circuito adquiriu força e visibilidade na região, conquistando adeptos e a credibilidade do poder público que passou a incentivar a formação de grupos e a expansão do evento.
Em 2009, sob uma nova conjuntura política, Serra Nova deixou de realizar as competições. A meta é garantir que a tradição mantida pelos Quadrilheiros do Araguaia se torne referência entre os estados do norte e nordeste, exemplos nacionais de incentivo e preservação à cultura popular.
Comente abaixo: