Membros do grupo social “Amigo das Quatro Patas de Nova Xavantina” – especializado em proteger cães e gatos abandonados na cidade, reuniram com o prefeito João Batista Vaz – Cebola, para traçar um plano de ação que visa combater o quadro de animais soltos no perímetro urbano do município.
No encontro, ficou decidido que a prefeitura, juntamente com o grupo social, irão realizar uma campanha de conscientização da população que tenha animais domésticos, expondo a necessidade da tutela responsável dos animais, ou seja -, não os deixar soltos nas ruas, defecando e urinando em ruas, praças e avenidas. Voltinha na rua? Só com o dono, coleira e saquinho plástico para recolher as fezes;
Paralelamente, será feita uma campanha casa por casa, entrevistando os donos de cães sobre as condições em que os mesmos vivem, e já lançando um plano municipal de castração dos animais – machos ou fêmeas, no sentido de diminuir a população de cães e gatos da cidade. Neste primeiro momento a castração será voluntária, ou seja, se o dono ou tutor do animal demonstrar interesse. Os custos da operação correrão por conta da Prefeitura.
Para o vice-prefeito Ney Weliton, que afirmou ter 06 cachorros, os animais são obras de Deus. “Precisamos dar atenção especial aos animais; pois, eles não tem culpa do abandono. Precisamos notificar os donos e eximir os animais de qualquer culpa.”, explicou.
Segundo o prefeito Cebola, Passado toda estas fases, e persistindo o cão solto nas ruas, o mesmo será castrado compulsoriamente, sem mais consulta ao proprietário.
“Nossos agentes comunitários estarão conversando com os donos destes animais domésticos, e deixando todos notificados com o novo modelo que será implantado após as campanhas de conscientização.”, disse Cebola.
Cebola ressaltou que a primeira matéria veiculada no site NX1 sobre os cães e gatos, foi uma forma dele chamar atenção da comunidade. “Precisávamos dar um choque nos donos de cães e gatos. Não tínhamos intensão de sacrificar os animais. Nossa intensão e chamar atenção para a população, para que, juntamente com a prefeitura, conseguisse solucionar a grande quantidade de animais abandonados nas ruas de nossa cidade.”, explicou.
Participaram da reunião as professoras Carolina Mancini, Ana Mocelin, o vereador e também integrante do grupo em defesa dos animais – Sávio Farias; prefeito Cebola, vice-prefeito Ney Welinton e imprensa local.
VEJA VÍDEO
Comente abaixo: