Na última quinta-feira, 15/03, o vice-prefeito Ney Weliton protocolou no Campus da Unemat de Nova Xavantina um ofício em nome do município, solicitando ao coordenador do Campus professor Dr.Ricardo Umetsu um ofício solicitando a implantação do curso “temporão” de Direito em Nova Xavantina.
No ofício, estava em anexo, a lei de autoria do executivo; aprovada pela câmara, onde o município pediu autorização dos vereadores para investir 1,5 milhões para a manutenção do curso. Esses 1,5 milhões seriam investidos em 60 meses, iniciados a partir da assinatura do convênio.
Segundo o vice-prefeito Ney Weliton, que entregou em mãos o ofício e participou da reunião nesta segunda, o curso de direito será uma oportunidade única para quem quiser ingressar na carreira jurídica. “Será um curso temporão, ou seja, de apenas uma turma. Vamos tentar permanecer o curso; mas, é muito difícil. Quem quiser ir se preparando, aproveite, pois ainda vai demorar um pouco todas as etapas de aprovação do curso. O primeiro passo foi dado.”, explicou Ney.
Em visita à Nova Xavantina em agosto de 2017, a reitora da Unemat, professora Ana Di Renzo, recebeu das mãos do prefeito de Nova Xavantina, João Batista Vaz – Cebola, o pedido de abertura do curso temporão de Direito.
Na oportunidade, o prefeito Cebola explicou que o município de Nova Xavantina possui toda estrutura instalada para recepcionar o curso.
“O município está propondo arcar com os custos de todo o curso que alcançam a ordem de R$ 1,5 milhão de reais, divididos em cinco anos (60 meses). Se precisar de sala, vamos construir em forma de mutirão.”, propôs Cebola à reitora, que estava acompanhada do Governador Pedro Taques na época.
A proposta do curso temporão surgiu da oferta de diversos cursos pela UNEMAT para o interior do estado, aliada a uma pesquisa de 2016 que identificou a demanda do curso de direito na região do médio Araguaia.
O curso terá duas turmas; matutino e noturno com 100 vagas no total; sendo 50 para manhã e 50 vagas para a noite.
Comente abaixo: