Após 7meses de conversações entre prefeitura de Nova Xavantina e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso, o prefeito João Batista Vaz – Cebola, entregou o projeto da construção do novo fórum da comarca de Nova Xavatina.
Segundo Cebola, o mesmo ficou por conta de doar a área e o projeto. “Nós doamos a área que está localizada no Jardim Alvorada, pagamos o projeto e o TJ vai bancar a obra que vai ficar em torno de 9 milhões de reais. E eu como prefeito, estou feliz e satisfeito; mesmo com tantas críticas a respeito desta obra.”, disse o prefeito ao dar publicidade ao projeto.
De acordo com o Cebola, o novo fórum vai ter mais varas do que tem hoje. “Hoje temos a primeira e a segunda vara. E nessas duas varas funcionam a civil e a criminal. A ideia é separar elas: primeira e segunda, cível; e, separar a vara criminal. Será um fórum moderno, amplo e vai atender as demandas por longos anos”, explicou.
Além disso o novo fórum terá espaço para entrada e saídas de presos, sem que as pessoas vejam; sala de menor, acesso lateral único e exclusivos para juízes. “A área é grande e a gente vai deixar um pedaço para acomodar futuramente o ministério público, a defensoria pública.”, revelou.
O prefeito destacou a disposição do desembargador Rui Ramos no sentido de estruturar melhor as comarcas. “Temos observado o perfil empreendedor do presidente e aproveitamos o momento e pedimos atenção especial para Nova Xavantina, já que o prédio da comarca é antigo e hoje requer instalações mais modernas; e, graças a Deus ele (Rui Ramos) abraçou a nossa causa e se Deus quiser, no mais tardar 2019, entregaremos esta obra.", comentou.
O autor da indicação, vereador Eduardo Ribeiro, disse estar feliz com a aceitação do TJ em construir a nova sede do fórum. “Com a nova sede, estaríamos, de fato, proporcionando espaço físico ideal e adequado para funcionalidade das instituições da justiça”, comentou o vereador.
O novo fórum terá uma área de 2.850 metros quadrados de área construída num terreno de 12.120 metros quadrados.
Durante 31 anos, desde sua instalação, a comarca teve 25 juízes contando com os dois atuais, a juíza diretora do Foro da comarca e responsável pela 2ª Vara, Luciene Kelly Marciano Roos e o juiz da 1º Vara, Ítalo Osvaldo Alves da Silva.
VEJA VÍDEO
Comente abaixo: