Um bom público compareceu na sessão ordinária da Câmara Municipal nesta segunda feira, 19, que abriu o ano legislativo de 2018 em Nova Xavantina.
Reformada e retocada, com piso, pintura, mesa e cadeiras novas, duas tribunas e um imponente brasão da República Federativa do Brasil em local estratégico da Mesa Diretora, a obra realizada pelo presidente João Bangue (PSB) mereceu elogio de todos os vereadores, inclusive da oposição.
Logo no início da sessão, dedicada à leitura do expediente, veio à baila a primeira polêmica do ano, quando o Secretário da Mesa, vereador Fernandinho (PSB) leu e colocou em votação a ata da sessão extraordiária realizada no último dia 29 de dezembro, convocada pelo então prefeito Nei Welinton.
ENTENDA O CASO
Na pauta, a concessão de incentivos fiscais à empresa Cerenge, de Barra do Garças, que vai se estabelecer no município em 2018, no entroncamento da BR-158 com a estrada do Vale da Serra, de onde sai mais de 70% da produção local de grãos.
Para atrair a empresa e gerar emprego e renda para o município, o incentivo teria que ser aprovado no exercício anterior, 2017, para entrar em vigor em 2018, daí a convocação da sessão no ante penúltimo dia do ano, o que pegou alguns vereadores viajando e a fez passar despercebida pela mídia; caindo-lhe a alcunha de "secreta" dada pela oposição, formada básicamente pelos vereadores Elias Bueno (PSDB) e Valteri Araújo (DEM), ambos votos contrários à aprovação da ata da reunião.
POLÊMICA
Além de garantir que a convocação fora irregular por não cumprir ítens do regimento interno da Casa, Elias argumentou que discordou e votou contra a matéria por achar que o incentivo deveria ser estendido à todos armazéns da cidade, pois a nova empresa poderia "vir para dividir ao invés de somar" na medida em que tiraria o ganha de pão de outras empresas do ramo já estabelecidas. "É um presente de grego" sintetizou o edil.
Líder do prefeito na Câmara, o vereador Paulo Cesar Trindade, o Cezinha, rebateu o vereador. Disse que a sessão foi regular pois havia quórum e todos os vereadores tinham sido comunicados da reunião, nada havendo de "secreto" na sua realização. "Se acontecesse hoje, tenho certeza que os vereadores aprovariam da mesma forma, pois o objetivo é fomentar o desenvolvimento do muncipio" disse o vereador sulista, que também é agricultor.
"A concorrência é sempre muito saudável. O que vai acontecer é que teremos mais um grande armazém servido a classe produtora. Do Vale da Serra sai mais de 70% da nossa produção, se vc for perguntar para os produtores, eles estão achando ótima a iniciativa" pontuou Cezinha.
Questionado à respeito, o presidente João Bangue disse que a sessão foi regular, pois havia quórum e os Relatores das comissões estavam presentes."O problema foi o prazo, tinha que ser votado dentro do ano e isso pegou muitos vereadores viajando, por ser ante véspera do Reveillon" argumentou.
Posta em votação a ata foi aprovada por oito votos a dois.
SAÚDE
Mas não foi só essa a polêmica da noite. Projeto de lei do Poder Executivo que remunera plantões dos servidores públicos da Secretaria Municipal de Saúde, teve que ser discutido com os servidores presentes na sessão.
O projeto prevê remuneração aos plantões de atendentes e demais categorias de trabalhadores da Saúde, mas excluia os enfermeiros, o que mereceu uma rápida reunião de esclarecimentos com os presentes. "Verificou-se que não há casos de enfermeiros que deem plantões" disse o presidente João Bangue.
Após a reunião, o projeto foi votado e aprovado.
Entrevistas com os vereadores Elias Bueno, Paulo César Trindade e com o presidente João Bangue sôbre as polêmicas da noite irão ao ar nesta terça feira, 20, às 12 horas no programa Rezende Notícias, da Rádio Rezende FM -90.7. Fique por dentro!
Veja fotos da sessão inaugural do ano legislativo de 2018 na Câmara Municipal de Nova Xavantina, de cara nova:
Comente abaixo: