Uma cena difícil de ver: Alunos e um professor em pleno sábado trabalhando em uma obra para construir um laboratório. Detalhe, sem ganhar um real; muito pelo contrário, tirando do próprio bolso, fazendo “vaquinhas” para conseguir terminar a obra.
Esta é a realidade dos alunos de engenharia Civil da Unemat de Nova Xavantina (660 km de Cuiabá).
Segundo o professor de projetos e construções sustentáveis, e líder do projeto, Alex Pilatti, na construção será instalado um Laboratório de materiais e técnicas construtivas ; uma deficiência do curso de engenharia civil, onde, segundo o professor, falta laboratório para atividades técnicas, atividades extraclasses.
O professor Alex disse que desconhece se a Unemat tem o valor para a construção do laboratório e lembra que o cenário não é favorável. “Está havendo uma depreciação do ensino público em todo o país. Está tendo enfraquecimento do ensino público. Acredito que seja uma tentativa de privatização futura, mas se tem o recurso ou não, eu desconheço.”, afirmou.
Uma equipe técnica realizará uma inspeção para dar nota e aprovar o curso. “O curso será aprovado sem o laboratório; acredito eu. Mas, a nossa ideia é que os alunos tenham a oportunidade de desenvolver atividades praticas, pois não temos um espaço favorável pra isso ainda.”, explicou.
Todos os alunos de todos os semestres estão envolvidos na construção. Segundo Alex, é uma oportunidade pra eles em questão de conhecimento para ver como funciona um canteiro de obras.
“A gestão do campus ajudou a gente com alguns materiais e também reaproveitamos muitos materiais de demolições do próprio campus. O campus nos ajudou com a parte de cobertura, forro, alguns cimentos; mas frente ao tamanho da construção é algo irrisório. O vereador Sávio Farias também nos ajudou muito. Mandou muito material, terra, cascalho. O que ele pode ajudar ele ajudou.”, comentou.
A previsão do término da obra é até julho de 2018.
Comente abaixo: