Prata da casa, nascido e criado entre os pés de manga do antigo bairro da FAB, no setor Xavantina, hoje Campus da Unemat local, o Padre Marilton Queiróz Viana, ou o Padre Tom Viana, como é sobejamente conhecido, está em Nova Xavantina para o lançamento de seu livro "Relatos do Coração", que acontece nesta sexta feira, 22, às 19.30 horas, no Restaurante Tuiuiú.
Esta é a segunda experiência do autor na literatura, sendo a primeira, o livro "Para você dizimista" que vendeu até agora perto de dez mil exemplares, ambos lançados pela Editora Paulus, exclusiva na edição de material da Igreja Católica no Brasil.
Tom trabalha na utilização da comunicação como ferramenta de evangelização, e para isso, se especializou em publicidade e martketing, cujos conhecimentos aplica na editora e nas mais de trinta livrarias por ela mantidas, procurando atualizar e modernizar os valores cristãos contidos nos livros e textos publicados pelos missionários.
"A Paulus não vende livros, vende conceitos" resume ele.
RELATOS DO CORAÇÃO
No presente trabalho, Tom reune trinta crônicas produzidas a partir de encontros, vivências, experiências e realidades por ele vividas no cotidiano do seu ofício, que o faz viajar por todo o Brasil visitando livrarias e reunindo-se com os obreiros católicos para difundir novas ferramentas de comunicação, tendo como objetivo central transmitir uma nova valoração dos elementos cristãos contidos nas práticas religiosas, como o pagamento do dízimo por exemplo.
"São histórias de encontro entre amigos, que procurei escrever em linguagem simples, para ser compreendido" disse o jovem padre ao site NX! e programa Rezende Notícias na noite desta terça feira, 19.
Em número de trinta, as crônicas são ilustradas caractrerísticamente, ou seja, pela ilustração, o leitor entende o sentimento transmitido na história, que nunca ultrapassa cada uma duas páginas e meia, o que dá agilidade ao livro, fazendo com que o leitor o leia numa sentada.
NOVA XAVANTINA
Tom explicou que as crônicas são divididas em três partes: histórias ouvidas, histórias vividas e histórias de Nova Xavantina, sua terra natal, que mereceu capítulo especial no livro.
"Embora estando fora há vinte e cinco anos, eu nunca rompi com Nova Xavantina, que é a minha cidade, onde tenho meus amigos queridos, por estou muito feliz em poder estar aqui." disse.
"Relatos do Coração" já foi lançado em São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto e Fortaleza, e contém frases de alguns de seus escritores prediletos, como Cora Coralina e João Guimarães Rosa, além das ilustrações. "Não é livro de ficção, são histórias reais, vividas" adianta.
Tom prevê que irá celebrar Missa durante sua estadia em NX neste período de final de ano: "ainda não apresentei para o Padre João Bosco…" brincou ele.
MENSAGEM
Aproveitando a reportagem, Tom enviou sua mensagem de final de ano à população, desejando um feliz 2018 para todos, principamente "em se tratando de um ano de eleições né?" disse ele.
"Nós temos um Brasil tão bonito, com tantas riquezas, com tanta gente produzindo muita coisa boa, desejo sinceramente que 2018 seja o ano da mudança", sem esquecer, segundo ele, "os valores que norteiam nossa vida, como a tolerância, o respeito, a gentileza…acho que agente pode discordar, sem ferir ninguém, porque todos nós temos um bem comum".
"Justiça vai ser sempre justiça, amor vai ser sempre amor, respeito vai ser sempre respeito" proclamou.
A entrevista completa com o Padre Tom vai ao ar nesta quarta feira, 20, no Programa Rezende Notícias, levado ao ar pela Rádio Rezende FM, sintonizada em você. Confira.
Comente abaixo: