NOVA XAVANTINA
Pesquisar
Close this search box.

Nova Xavantina pode vender o gás de cozinha mais caro do Brasil

COMPARTILHE


Uma matéria veiculada no programa dominical da Globo – Fantástico, apontou o estado de Mato Grosso como o estado com o maior preço do gás, com valor de R$ 94,50. Com base na matéria, o município de Nova Xavantina pode estar vendendo o gás mais caro do Brasil.

A disparada no preço do gás de cozinha dói no bolso de muita gente: quase 6 mil casas em Nova Xavantina. Com os reajustes, o botijão de 13 quilos já chegou ao valor de mais de 100 reais em algumas distribuidoras.

Em novembro deste ano, o empresário Sávio Carvalho iniciou uma campanha por meio de grupos de Whatsapp contra uma suspeita de cartel em Nova Xavantina. A suspeição é que o valor cobrado pelo gás liquefeito de petróleo (GLP) – ou, como é mais conhecido, gás de cozinha, seja o mesmo cobrado pelas 07 distribuidoras da cidade.

O site NX1 pesquisou preços em todas as 07 distribuidoras da cidade na época e ficou constatado que os preços do gás de cozinha não têm variação de preço em cinco delas. Apenas duas empresas estão abaixo R$ 5,00 reais das demais.

A suspeita, de acordo com Sávio Carvalho, é a de que as empresas estejam fazendo um esquema de cartel, que é um acordo de cooperação entre empresas que buscam manter (entre elas) a cota de produção do mercado, determinando os preços e limitando a concorrência.

“Existe uma chance de se ter essa cartelização por conta do valor cobrado pelo botijão. No entanto, não podemos esquecer que o grande fornecedor de todos eles, é o Estrelão Gás de Barra do Garças; onde, há indícios que pode haver uma monopolização da venda em Nova Xavantina.", explicou.

Apenas em 2017, o gás aumentou 8x, e desde que a Petrobras iniciou o ciclo de alta, em agosto, o reajuste acumulado no preço do gás vendido em botijões de 13 quilos chega a 67,8%.

Comente abaixo:

COMPARTILHE

FAMOSOS

Últimas Notícias