Aconteceu nesta sexta feira, 08, na Escola Estadual Ministro João Alberto em Nova Xavantina, a Feira do Conhecimento, evento que fecha o ano letivo de uma das mais tradicionais escolas do município, senão a mais antiga.
Segundo a Profª Erica, diretora, a feira busca despertar a curiosidade dos alunos em trabalhos científicos, o que proporciona o aprendizado prático, com cada grupo escolhendo o tema com que mais se identifica, nas diversas disciplinas, orientados por um professor regente e avaliados por dois professores.
O conteúdo dos trabalhos versam sobre assuntos abordados durante o ano, para alunos do terceiro ciclo, que vai da 7ª. 8ª e 9ª séries do 1º grau, aos 1º, 2º e 3º anos do ensino médio.
Na avaliação pela banca examinadora, cujo resultado entra como nota do bimestre, estão previstos ítens como a postura dos alunos na exposição, uso correto do uniforme da escola e apresentação ao público, além do conteúdo científico dos trabahos. "Muitos estão entrando para a faculdade então tem que saber falar em público e ter uma postura correta" disse a diretora.
PRODUZINDO SABER
Divididos em salas por discplinas, a Feira mostrou trabalhos interessantes e criativos, expostos com carinho e dedicação pelos alunos, totalmente concetrados no objeto de suas exposições. O evento foi aberto com uma apresentação teatral feita pelos alunos.
Passeando pelas salas, pode-se vêr inventos e experiências em todas as áreas, desde de uma réplica do equipamento do programa "Passe e Repasse", do SBT, cujas lampadas, acesas ou apagadas pode signficar uma "tortada" na cara se a resposta à pergunta feita for errada; à representação da caravela "Pinta". uma das três (as outras eram Santa Maria e Nina) que chegaram à América navegadas por Cristovão Colombo, em 1492.
O trabalho da aluna Shel Martins mostra que a caravela Pinta era a primeira da esquadra, portanto, a primeira que tocou o solo do novo continente e o que muita gente não sabia -inclusive o repórter-, era propriedade de Pedro Alvares Cabral, que oito anos mais tarde, "descobriu" o Brasil.
Trabalhos de agricultura, física, química, artes, história, geografia, literatura e em todas as áreas foram apresentados, em montagens que em alguns casos lembravam o famoso personagem "Profº Pardal" -o inventor que para tudo dava um jeito- dos tempos infantis.
Entrevistas com a Profª Érica, diretora da Escola Estadual Ministro João Alberto e com alunos que expuseram trabalhos na Feira do Conhecimento irão ao ar nesta segunda feira, às 12 horas, no programa jornalístico "Rezende Notícias", apresentado de segunda à sexta feira pela Rádio Rezende FM 90.7, sintonizada com voce.
Não percam!
Vejam as fotos:
Comente abaixo: