NOVA XAVANTINA

Morre pioneiro da Fundação Brasil Central com 88 anos

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp


João Mourão trabalhou como mestre-de-obra na construção do colégio e hospital de Nova Xavantina

A cidade de Barra do Garças começa a semana de luto com a morte do pioneiro João Mourão, que faleceu na segunda-feira (6/11) aos 88 anos de idade. Ele morreu de insuficiência respiratória.

João Mourão veio do Pará para trabalhar na Fundação Brasil Central no final da década de 50 e ajudou no processo de colonização e formação de novas cidades no Vale do Araguaia. Um exemplo disso foi o surgimento da cidade de Nova Xavantina onde ele atuou como mestre-de-obras na construção de um colégio e do hospital municipal.

João Mourão morou primeiramente na cidade de Aragarças-GO depois se mudou para Nova Xavantina e depois na década de 80 para Barra do Garças onde se aposentou e passou a trabalhar no conserto de rádios e Tvs. Morou por 49 anos na mesma casa na rua Xv de Novembro na esquina com a Goiás onde criou a família e viveu os últimos dias de sua vida. Sempre alegre e descontraído, com uma fala inteligente, Mourão sempre conquistou vários amigos e se tornou uma exemplo para muita gente.

Ele criou seis filhos: José Nelson (conhecido como Nelsinho chaveiro); Noemi Mourão, Nelia Maria, João Mourão Neto, Neuza Mourão e Neli Almeida Mourão

Ele participou de um momento épico para a região do Vale do Araguaia com o surgimento de cidades como Canarana, Água Boa, Nova Xavantina entre outras com a expansão da Fundação Brasil Central na época da Sudeco.

Ele está sendo velado na Casa de Velório de Barra do Garças e será sepultado por volta das 16 horas de terça-feira (7/11) no cemitério central da Barra. Em Nova Xavantina muita gente ficou sentida com a morte dele principalmente os moradores mais antigos que lembram do mestre-de-obras João Mourão.

Descanse em paz, amigo João Mourão.

Comente abaixo:

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp

FAMOSOS

Últimas Notícias