NOVA XAVANTINA

Começa obra de revitalização da casa do coronel Vanique, imóvel histórico de NX; veja as fotos

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp


Imóvel construído para servir de residencia ao Chefe da Expedição Roncador Xingú, Coronel Flaviano de Matos Vanique, nos idos dos anos 40 em Nova Xavantina, e que há três meses foi adquirido pela administração do prefeito João Batista Vaz da Silva, o João Cebola; começa a ser revitalizado e restaurado pela Prefeitura.

A equipe contratada para executar o trabalho é comandada pelo Arquiteto Mário Lenzi e vai manter intacta sua estrutura original de construção, nos mínimos detalhes, das janelas e portas de madeira às paredes, portais e demais detalhes de sua estrutura, de modo a manter vivo o contexto histórico e social em que o imóvel foi concebido, por volta de 1944.

HISTÓRIA, CULTURA E LAZER

Para se ter uma ideia do rigor de sua restauração, basta lembrar que o piso será de tijolinho `à vista, como era antigamente, e os rebocos e edificações terão pouco cimento, que na época não existia.

O projeto do prefeito João Cebola é implantar no local um centro cultural e histórico de Nova Xavantina, da Expedição Roncador Xingú e da Marcha para o Oeste. A obra faz parte de um conjunto de revitalizações e restaurações que estão sendo executadas no setor histórico da cidade. 

Deste conjunto fazem parte a restauração da Praça Cívica, principalmente do seu campinho de futebol; da Praça da Igrejinha e da rua que liga as duas praças, na qual o prefeito pretende calçar, fechar para o trânsito e proporcionar mais um espaço de lazer para a população, só para pedestres.

Veja fotos do andamento da obra de restauração da antiga casa do Coronel Vanique, no setor Xavantina, feitas na manhã desta terça feira, 07:

 

Comente abaixo:

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp

FAMOSOS

Últimas Notícias