Imóvel construído para servir de residencia ao Chefe da Expedição Roncador Xingú, Coronel Flaviano de Matos Vanique, nos idos dos anos 40 em Nova Xavantina, e que há três meses foi adquirido pela administração do prefeito João Batista Vaz da Silva, o João Cebola; começa a ser revitalizado e restaurado pela Prefeitura.
A equipe contratada para executar o trabalho é comandada pelo Arquiteto Mário Lenzi e vai manter intacta sua estrutura original de construção, nos mínimos detalhes, das janelas e portas de madeira às paredes, portais e demais detalhes de sua estrutura, de modo a manter vivo o contexto histórico e social em que o imóvel foi concebido, por volta de 1944.
HISTÓRIA, CULTURA E LAZER
Para se ter uma ideia do rigor de sua restauração, basta lembrar que o piso será de tijolinho `à vista, como era antigamente, e os rebocos e edificações terão pouco cimento, que na época não existia.
O projeto do prefeito João Cebola é implantar no local um centro cultural e histórico de Nova Xavantina, da Expedição Roncador Xingú e da Marcha para o Oeste. A obra faz parte de um conjunto de revitalizações e restaurações que estão sendo executadas no setor histórico da cidade.
Deste conjunto fazem parte a restauração da Praça Cívica, principalmente do seu campinho de futebol; da Praça da Igrejinha e da rua que liga as duas praças, na qual o prefeito pretende calçar, fechar para o trânsito e proporcionar mais um espaço de lazer para a população, só para pedestres.
Veja fotos do andamento da obra de restauração da antiga casa do Coronel Vanique, no setor Xavantina, feitas na manhã desta terça feira, 07:
Comente abaixo: