Pelo novo Código de Posturas do município, aprovado recentemente pela Câmara de Vereadores; praças, calçadões e passeios públicos não podem ser ocupados por terceiros de forma permanente, fixa, como um imóvel normal.
Esta ocupação só pode ser feita por vendedores ambulantes, desde que não obstruam o livre transito e circulação de pedestres. A prioridade é o espaço público.
Pensando nisso, o prefeito João Batista Vaz – Cebola, reuniu-se com representantes da categoria segunda feira, 30, em seu gabinete na Prefeitura para tratar do assunto.
No perímetro urbano de Nova Xavantina, contam-se cinco pontos infringindo este dispositivo do novo Código, o que segundo o prefeito, “terá que ser corrigido por força de lei”, e porque, segundo ele, “libera as praças e passeio público para o público, o que é esteticamente mais indicado e torna o visual da cidade muito mais bonito”.
PROPOSTA
Cebola apresentou uma Proposta para a categoria, partindo do princípio de que em toda cidade em que existe o transporte, os pontos são alugados pelos concessionários do serviço, ou seja, pelos mototaxistas:
Até o final de 2018, os pontos atuais são desativados e a Prefeitura paga o aluguel de dois grandes pontos por um tempo determinado, um no Setor Xavantina e outro no setor Nova Brasília, que concentrariam o serviço.
Os mototaxistas ficaram de se reunir para discutir o assunto e apreciar a proposta.
“Eu gostei da reunião. Uns concordaram, outros não, mas todos saíram sabendo que temos que resolver a situação e estamos procurando fazer a coisa certa, fazer gestão, não política” disse o prefeito.
Comente abaixo: