NOVA XAVANTINA

Em noite histórica, inaugurada praça Luis Gonzaga Lopes da Silva no PA Safra; veja as fotos

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp


Foi um evento para jornalistas, políticos, historiadores, cronistas e a população do PA Safra presente na Agrovila Nova Canaã do Leste na noite desta sexta feira, 27; guardar com carinho na memória e na história de Nova Xavantina e região .

Com a presença de um ilustre convidado, o deputado federal Nilson Leitão (PSDB-MT); o prefeito João Batista Vaz da Silva, o João Cebola; vice prefeito Ney Welinton (PSDB-NX), vereadores Rosimeire Pazetto, Fernandinho Souza, Paulo César Trindade; presidente da Câmara, vereador João Machado.

Vereadores  Pedro Breitembach; Sávio Luíz  e Edilson Caetano; presidente do PSDB-NX, empresário Divino Carlos e secretários municipais; foi inaugurada a Praça Luiz Gonzaga Lopes da Silva, situada ao lado da Escola Municipal São João A, na agrovila.

Também esteve presente -outra ilustre presença!- o presidente da instituição bancária Banco Safra S/A (25 agencias só em SP), Dr. José Roberto, acompanhado de dois assessores, que acompanharam a programação com a comitiva do prefeito desde a chegada do deputado Nilson Leitão no aeroporto local  por volta das 16.30 hs.

 OBRA

A construção da praça tem recursos do deputado estadual Baiano Filho (PSDB-MT); foi iniciada na gestão do ex-prefeito Gercino Caetano Rosa e concluída na gestão de João Cebola, com a colocação de luminárias de outras benfeitorias.

Numa comunidade carente de lazer como é o caso da agrovila, é de se imaginar a importância da praça para a população, principalmente à noite, graças à excelente sistema de iluninação implantado.

Ampla e espaçosa, ocupando todo espaço da área contígua à escola, com brinquedos infantis e amplos calçadões, a praça deverá ser muito utilizada pelas crianças, que nesta sexta feira fizeram a festa no seu novo espaço.

No ato cívico da inauguração, estiveram presentes os filhos do ex-verador Luíz Gonzaga (morto em 2.009 vítima de enfarto), Ana Lúcia Lopes do primeiro casamento, e quatro filhos do segundo casamento.

NOVO NOME

Durante os pronunciamentos, Dr. José Roberto anunciou investimentos de sua instituição na reforma da escola, como retribuição do atendimento de seu pedido feito ao prefeito, solicitando a retirada da palavra "banco" do nome da agrovila e do projeto de assentamento, pois isso lhe causa problemas com os acionistas e clientes do banco, que confundem as situações quando o nome  sai na mídia.

Cebola leu o projeto de lei aprovado pela Câmara, que designa o novo nome do P.A. (Safra somente) e da agrovila (Nova Canaã do Leste), para atender ao pedido.

Na cerimônia, o presidente da Câmara, vereador João Machado entregou para a população local, uma ambulância, adquirida com recursos do Legislativo devolvidos para o Executivo, mediante esforço para contenção de despesas feito pela Mesa Diretora em sua gestão, com apoio dos onze vereadores. 

Também foram entregues para a população cerca de cem óculos feitos pela parceria Sindicato Rural, Senar e Prefeitura, quando da realização em agosto do Mutirão Rural da Cidadania. Os primeiros  óculos foram entregues pelo presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de NX, Beto Petter e os demais, pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde.

LUIZ GONZAGA

Todos os oradores, incluindo as lideranças locais, enalteceram, lembraram e saudaram os feitos e a memória do grande defensor da comunidade, o ex-vereador Luiz Gonzaga Lopes da Silva, líder pioneiro e nato da região.

Ardente lutador pelas causas e demandas da agrovila e do projeto de assentamento, Luíz foi vereador por  três mandatos em NX, durante os quais, deixou registrado nos anais da Camara, debates históricos, homéricos; travou lutas acirradas, discussões profícuas, principalmente com seu grande opositor, o ex-vereador Inelson Boza.

Pernambucano de nascença, gago na fala e firme nas decisões e posições que assumia, Gonzaga era do time primeiro do grupo do ex-prefeito José Frederico Fernandes, notabilizando-se pela defesa radical do companheiro e das causas do P.A. Safra, cujas ações solidificaram sua história no cenário político municipal e e regional.

LÍDER NO CAMPO E NA CIDADE

Intransigente, radical, combativo e atuante, Gonzaga consagrou seu pioneirismo não só na área rural, mas também no perímetro urbano de Nova Xavantina. Na placa de inauguração da praça, o prefeito Cebolla manteve uma de suas frase prediletas: "Do homem do campo ao progresso da cidade".

De fato, Gonzaga foi pioneiro nos dois setores do município, pois a sua loja Festolândia, pomposa e abrangente nos artigos infantis e esportivos, comandou o setor na Av. Mato Grosso, onde hoje está edificado o prédio da empresa Medeiros Assessoria.

Sua loja, assim como a antiga Loja Progresso, dos irmãos Paulo e Aílton;  A Futurista dos calçados e de outras, foram pioneiras em seus ramos de atividade, como  ainda o é A Futurista.

Nesta condição, Gonzaga foi presidente do CDL- Câmara dos Dirigentes Lojistas de Nova Xavantina durante a década de 80 e início dos anos 90. 

Líder nato, cuja combatividade e o espírito de luta pelo progresso da cidade deixou saudades e marcou com letras garrafais a história de Nova Xavantina, o sentimento que reinou entre os presentes na festa de inauguração da praça que leva o seu nome, foi o de felicidade e contentamento, de plenitude e gratidão, pela grandeza e justiça do evento que estava acontecendo.

Estão de parabéns todos os envolvidos. Vejam as fotos:

 

 

Comente abaixo:

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp

FAMOSOS

Últimas Notícias