NOVA XAVANTINA

Projeto Rio Limpo Rio Lindo trabalha na recuperação da bacia do Rio Murtinho em Nova Xavantina

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp


Na sessão da Câmara Municipal desta segunda feira 04, em Nova Xavantina, o vereador Valteri Araújo, o Valtinho, usou do seu tempo na Palavra Livre para falar de um trabalho que está sendo desenvolvido pelo grupo ambiental Projeto Rio Limpo, Rio Lindo, do qual é coordenador.

Trata-se da parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo Meio Ambiente e Agricultura Familiar, Ministério Público, Unemat e Caixa Econômica Fedral,  que visa recuperar a bacia do Rio Murtinho, um dos quatro afluentes que nascem e fluem dentro do perímetro urbano de NX até desaguar no Rio das Mortes.

No Rio Murtinho, o trabalho começou a partir de uma denúncia de uma chacareira da região que chegou ao Ministério Público local, dando conta de que o rio estava morrendo, com suas nascentes secando, devido à prática de criação de gado e porcos dentro do seu leito feita pelos produtores rebeirinhos.

Tendo encaminhado a denúncia para o projeto ambiental Rio Limpo, Rio Lindo, este começou o trabalho há cerca de dois meses, estando agora concluída a primeira fase do projeto, a mais difícil e trabalhosa, de conscientização dos chacareiros e orientação sobre como criar animais longe dos rios, de suas margens e nascentes.

TODOS ACEITARAM

Exibindo imagens do trabalho, Valtinho contou que de início os produtores ficaram meio "ressabiados" com as novas instruções, mas atualmente 90% deles aceitaram e "fecharam" com as determinações de preservação do rio, além de concordarem em manter uma faixa de 20 metros de mata ciliar nas margens. muitos deles construindo cercas há uma distância até maior da estipulada.  

Ao todo foram visitadas, pesquisadas e orientadas vinte e nove propriedades rurais na bacia do Rio Murtinho. "Hoje todos estão entusiasmados e são os que mais defendem a preservação do rio" disse o vereador. "O trabalho irá se repetir nos outros rios de nossa cidade" 

Para os locais devastados por desmatamentos para o plantio de soja, o projeto irá replantar árvores frutíferas, cujas mudas são cedidas pelo viveiro municipal da Secretaria de Turismo e Meio Ambiente.

Em algumas propriedades, tanques foram adequados para funcionarem como fossas, com a utlização de pneus.

Outra boa notícia dada por Valtinho, é a de que o mal cheiro que exalava pontualmente do Laticiínio Cajes, que fica próximo ao rio,  já não existe mais, devido à readaptação das lagoas de decantação da empresa, decorrentes do trabalho ambiental que está sendo desenvolvido.

"O proprietário agora está ganhando dinheiro com o chorume" disse Valtinho, referindo ao uso comercial que o empresário está fazendo do produto causador do mal cheiro.

Estão de parabéns todos os envolvidos.

Comente abaixo:

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp

FAMOSOS

Últimas Notícias