NOVA XAVANTINA

Prefeitura de Nova Xavantina lança campanha contra queimadas e aplica multa de 607 reais a infratores

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp


Apesar de ser proibida a queimada no perímetro urbano o ano todo, moradores sem consciência ainda usam esse expediente para queimar folhas no perímetro urbano de Nova Xavantina.

Pensando em tentar sanar esta situação, a prefeitura municipal de Nova Xavantina, através da Secretaria de Turismo e Meio Ambiente lançou nesta segunda-feira (04/09) a campanha “Não queime. Queimada urbana é Crime”, como forma de orientar e chamar a atenção para o perigo das queimadas e suas consequências.

A conscientização e a participação das pessoas para evitar o uso do fogo para queima de lixo ou limpeza de lotes e áreas rurais é muito importante. O uso do fogo nos sítios é uma prática perigosa e causa prejuízos às pessoas e à natureza.

O secretário de Turismo e Meio Ambiente, Arinos Serpa, lembra que ações de educação ambiental devem ser um processo contínuo e permanente nas escolas para que os alunos levem essa informação até o seio familiar.

“A intenção é fortalecer uma rede de multiplicadores que vão levar aos moradores informação sobre os prejuízos que as queimadas trazem ao meio ambiente e à saúde da população”, explicou Serpa.

Para o prefeito de Nova Xavantina, João Batista Vaz – Cebola, a prevenção dos incêndios é prioridade, principalmente neste momento tão crítico e emergencial.

“Durante os meses de agosto e setembro, período onde a estiagem é maior, as ações educativas serão intensificadas para que haja o enfrentamento deste problema. Mesmo sendo nociva ao meio ambiente e à saúde e proibida por lei, sendo considerada crime ambiental, essa prática continua. Na maioria das vezes é utilizada para atear fogo no lixo, em restos de podas de árvores e em mato nos terrenos baldios.”, comentou.

Cebola ressaltou a importância em manter os lotes limpos. “Com os lotes limpos, fica mais difícil haver um incêndio. A população tem que manter seus lotes limpos; pois além do risco das queimadas, ainda pode gerar multa da queimada e do lote sujo.”, explicou.

Multas

Entre a taxa de limpeza e a multa pelo lote sujo, o total cobrado para quem não fizer a limpeza será R$ 1.215, 20 (mil e duzentos e quinze reais e vinte centavos).

A multa por queimadas em lotes, quintais ou em terrenos urbanos, além da multa de R$ 607 reais (Seiscentos e sete reais), o infrator poderá ser processado e detido pelas autoridades policiais.

Denúncias

A população pode denunciar queimadas urbanas no 193 do Corpo de Bombeiros; na secretaria de meio ambiente do município, ou na própria prefeitura pelo telefone (66) 3438 2653 (falar com Sávio, Ricardo ou Lucílio). Já os incêndios nas áreas rurais, podem ser denunciados na SEMA pelo 0800 65 3838 ou também no Corpo de Bombeiros.

Comente abaixo:

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp

FAMOSOS

Últimas Notícias