O prefeito de Nova Xavantina, João Batista Vaz – Cebola (PSD) concluiu no último dia 28.07 a compra do imóvel onde morou o Chefe da Expedição Roncador Xingu, Coronel Flaviano Matos Vanique; e, neste sábado 26.08, o prefeito juntamente com funcionários da prefeitura e professores da Unemat, fizeram um mutirão de limpeza na residência.
Foram realizadas limpeza no lote, na casa; bem como, recolhimento do lixo e subtração de alguns destroços que estavam no interior da residência.
Segundo o professor Dr. Roberto Mesquita que também fez parte do mutirão, a restauração é muito importante para o turismo de Nova Xavantina.
“É algo que se pretendia há muito tempo. Há muitos anos se fala nisso, e agora efetivamente aconteceu. Nós da Unemat, especificamente do curso de Turismo, temos muito interesse em ajudar. Estamos a disposição para ajudar a concluir esta obra e quem sabe, abrir um precedente para que outros patrimônios históricos da cidade que foram tombados tenham o mesmo tratamento.”, disse o professor.
O morador Gilberto Freire da Costa, morador há 11 anos em Nova Xavantina, disse que sempre que vem um parente ou amigo que não conhece Nova Xavantina faz questão de mostrar a casa que conhece como ‘estória’ da Cidade.
“Sou da Bahia; más, amo Nova Xavantina. Moro há 11 anos aqui e quando recebo visitas, faço questão de passar na casa do Coronel Vanique; pois, sei que faz parte da ‘estória’ dessa cidade que aprendi amar. O prefeito está de parabéns”, disse o Baiano.
O prefeito Cebola que também participou do mutirão, se mostrou feliz com a aquisição, e com a oportunidade de resgatar parte da história do município.
"Estamos procurando parceiros para restaurar o imóvel, já conversamos com a UNEMAT e outros parceiros. Queremos transformar a casa num local agradável e bom de ficar, onde se toma contato com a nossa história" disse Cebola.
Segundo Cebola, a intenção é instalar acervos históricos e culturais, documentos, tudo o que diga respeito à história de Nova Xavantina, num ambiente agradável e acolhedor, sem perder suas características principais de construção.
"O primeiro passo é a restauração, reconstruir a casa, mantendo a sua história, o seu padrão estrutural o máximo possível; temos que ser muito fiéis à planta original.”, finalizou.
HISTÓRIA
O imóvel conhecido como a "casa do coronel", foi onde se deu o acontecimento mais insólito da história da Expedição. Em 11 de setembro de 1.946, a esposa do coronel, Dona Alda Teixeira de Melo Vanique, cometeu suicídio.
O acontecimento mudou os rumos da Expedição, segundo Orlando Vilas Boas, pois o Chefe entrou num processo de desgosto pessoal e depressão que o afastou totalmente do trabalho, entrando Orlando em seu lugar, levando o movimento até o Xingú.
Comente abaixo: