NOVA XAVANTINA

Aeroporto de Nova Xavantina começa a receber técnicos; previsão de inauguração em março de 2018

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp


O Aeroporto de Nova Xavantina, em breve, começará a ganhar uma pista de pouso e decolagem pavimentada, característica importante para uma região forte no agronegócio. Além disso, a pista irá receber iluminação de última geração e também será construída uma cerca operacional na unidade para dar mais segurança aos usuários.

O projeto apresentado vai reduzir significamente o custo total da obra e será executado em parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Prefeitura de Nova Xavantina e empresários.

 De acordo com a coordenadora de aeroportos da Sinfra, Maksaila Moura, que esteve com sua equipe em Nova Xavantina nesta semana, o Estado elaborou um novo projeto para readequação e a reestruturação do aeroporto, que está localizado em uma região de grande potencial de crescimento do agronegócio.

“No projeto, constam investimentos visando melhoria da infraestrutura do aeroporto como o balizamento, pavimentação da pista e a construção de cerca operacional padrão, entre outras ações que vão modernizar a unidade, já se preparando para o aumento de demanda futura.” confidenciou Maksaila afirmando que a empresa Asta Ejá sinalizou pretensão de operar no município.

Segundo a coordenadora de aeroportos, as obras seguem rigorosamente as Legislações Aeronáuticas pertinentes, conforme prerrogativas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e do Departamento de Controle de Tráfego Aéreo (DECEA) e tem previsão de inauguração até março de 2018.

“O Aeroporto de Nova Xavantina será o segundo a ser inaugurado com o novo modelo de Gestão Aeroportuária da Sinfra que preza pela atenção aos projetos de infraestrutura e segurança operacional, como também a capacitação do administrador aeroportuário local.  Este aeroporto trará grandes avanços ao crescimento e desenvolvimento econômico da Região e queremos entrega-lo até março de 2018”, disse Maksaila.

O prefeito de Nova Xavantina, João Batista Vaz – Cebola, comemorou e disse ser um sonho que está sendo realizado; pois desde sua posse, o mesmo está correndo atrás desta importante obra para o município.

“O projeto de pavimentação e iluminação do nosso aeroporto está pronto. Agora já estamos vendo a equipe da Sinfra fazendo os levantamentos em nosso aeroporto e em breve, o início das obras. Só tenho a agradecer a Deus, ao secretário Marcelo Duarte, o meu braço direito Maksaila Moura que tem nos dado total apoio, ao governo do estado e a todos que direta e indiretamente irá participar da realização desta grande obra.”, comentou Cebola.

O gestor lembrou que com o asfalto e a iluminação na pista, o aeroporto vai trazer grandes ganhos para o município, permitindo a recepção de grandes aviões, e um centro de logística que vai convergir com serviços e meios de transporte no Araguaia.

“Com a pavimentação, nossa cidade vai atrair companhias de pequenos e médios portes, provocando futuramente, uma linha direta com grandes centros do país.”, disse.

A pista de pouso e decolagem, tem 1.490 metros de extensão por 45 metros de largura e está a 316 metros de altitude. 

Programa Voe MT

Em Mato Grosso, as obras em aeroportos integram o programa Voe MT, onde a Sinfra e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) atuam em conjunto para melhoria das unidades.

Comente abaixo:

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp

FAMOSOS

Últimas Notícias