NOVA XAVANTINA

Nova Xavantina receberá 50 kits de irrigação para pequenos produtores

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp


Pequenos produtores rurais de Nova Xavantina receberão 50 kits de irrigação por gotejamento. O anuncio foi dado pelo Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) – Blairo Maggi, durante visita à Barra do Garças. O prefeito de Nova Xavantina, João Batista Vaz – Cebola, estava presente e aproveitou para agradecer o esforço do ministro na luta pela reabertura do frigorifico Marfrig, que está gerando 800 empregos diretos no município.

A entrega ainda não foi agendada. Os kits que serão doados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) são compostos por pressurizador, mangueira para 500 m² de terreno e caixa d'água cada um, o que cobrirá uma área total de 1 hectare sobre a agricultura familiar em Nova Xavantina.

Segundo o prefeito cebola, esse tipo de equipamento de irrigação garante uma economia de até 60% do uso de água na lavoura, preserva o solo e gera maior rentabilidade ao produtor. “Outro aspecto importante dessa tecnologia está relacionado ao melhoramento da produção, uma vez que a quantidade de água pode ser regulada de acordo com a necessidade da plantação”, comentou Cebola.

O Ministro Blairo Maggi ressaltou que o sistema de irrigação é completamente apto para ser utilizado em plantações de hortaliças, pequenos pomares e pequenos cultivos de feijão, mandioca e milho, lavouras que caracterizam a pequena produção, garantindo a oferta dos alimentos em escala durante todo o ano. “A instalação é considerada simples, a água para irrigação chega até a lavoura por gravidade, dispensando o uso de energia elétrica e o sistema por gotejamento abastece a lavoura.”, explicou Maggi.

A modernização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é fundamental para impulsionar ainda mais o agronegócio brasileiro, disse o Ministro. Além da revisão e desburocratização de normas, ele ressaltou que o Mapa precisará ampliar o quadro de pessoal para reforçar a fiscalização e controle da sanidade e qualidade dos produtos alimentícios.

“Hoje, estamos com processo seletivo público simplificado aberto para contratação temporária, por um ano, renovável por mais 12 meses, de 300 veterinários”, assinalou. “E ainda vamos abrir concurso público para contratar mais 300 auditores fiscais federais agropecuários.” Segundo ele, a reestruturação total do sistema de fiscalização do Mapa exigirá, ao todo, a contratação de cerca de outros 2 mil profissionais. “Necessitamos de segurança para não perder o mercado mundial.”

Esses esforços, destacou Maggi, fazem parte da estratégia de elevar de 7% para 10% a participação brasileira no mercado global de alimentos. “Sabemos produzir, mas para vender mundo afora e ser respeito é preciso entender que há muitas coisas que não estão sob nossos olhares. A relação entre o produtor e o consumidor parece simples, mas não é. Entre eles, há milhares de regras e acordos internacionais, que exigem a atuação do Ministério da Agricultura e de outras áreas do governo federal.”

Maggi assinou autorização para compra pelo Mapa de 750 kits de irrigação por cotejamento para os municípios de Barra do Garças, Nova Xavantina, Araguaiana, Água Boa, Campinópolis, Canarana, Querência, Novo São Joaquim, Cocalinho, Ribeirão Cascalheira, Pontal do Araguaia, Nova Nazaré, Torixoréu, Araguainha e General Carneiro. Cada um receberá 50 kits.

Comente abaixo:

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp

FAMOSOS

Últimas Notícias