Nova xavantina continua fazendo parte da seleta lista oficial do Mapa do Turismo de Mato Grosso. De acordo com o Ministério do Turismo (MTur), é por meio deste programa que os estados podem ter uma orientação melhor sobre políticas públicas voltadas ao turismo.
O município faz parte da Região Turística Portal do Araguaia: Barra do Garças; Campinápolis; Canarana; Cocalinho; Gaúcha do Norte; Nova Xavantina; Novo São Joaquim; Pontal do Araguaia; Ribeirão; Cascalheira. Para inclusão no projeto, foram levadas em consideração a proximidade geográfica e características de similaridade, como aspectos sociais, econômicos e culturais.
Exigido pelo MTur, Nova Xavantina, assim como as outras regiões, tiveram de se encaixar em alguns critérios, como possuir um órgão municipal de Turismo, destinar dotação para o turismo na Lei Orçamentária Anual (LOA), e apresentar um Termo de Compromisso para criação de Conselho e Fundo Municipal do Turismo e um Plano Estratégico.
“Desde o início do nosso mandato, estamos organizando e preparando toda a documentação para fazer parte deste projeto. Na posse da documentação, conseguimos inserir o município no mapa do Turismo em 2016 e este ano, permanecemos.”, conta o prefeito de Nova Xavantina, João Batista Vaz – Cebola.
Participante ativo de todas as etapas para confecção do mapa turístico de Nova Xavantina, o secretário Arinos Serpa participou de várias oficinas técnicas para o ingresso e atualização do mapa.
“Quando assumimos em 2016, demos início a este projeto de inclusão de nosso município no mapa e hoje entramos no segundo ano consecutivo na lista oficial. Estamos felizes.”, comentou Arinos.
Até setembro deste ano, o Ministério do Turismo (MTur) divulgará o novo Mapa do Turismo Brasileiro. Ao todo, o Estado forma 16 Regiões Turísticas formadas por 94 municípios.
Comente abaixo: