Está sendo realizado em Mato Grosso, mais uma etapa do programa Mutirão Rural. A ação, que é promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso, iniciou no sábado (05/08), com evento em Gaúcha do Norte. Na segunda-feira (07/08), foi realizado no Distrito de São José do Couto, em Campinápolis.
As atividades prosseguem até o dia 14 de agosto, beneficiando mais quatro municípios da Região Nordeste de Mato Grosso: Canarana, Querência, Nova Nazaré e Nova Xavantina.
O programa leva os mais variados tipos de serviços para a comunidades rurais mato-grossenses. Ao todo serão ofertados aproximadamente 30 serviços incluindo atendimento médico e odontológico, triagem de enfermagem, exame de vista e entrega de óculos de grau. Este ano, o Mutirão Rural também leva serviços de saúde, como a realização de exames de prevenção aos cânceres de próstata e colo do útero.
Mas não é só isso, ainda terá palestras orientativas sobre diversos assuntos e gincana esportiva. Ao longo do dia também acontecem oficinas de pintura facial, auto maquiagem e a do "Jogo Limpo – Combata o Aedes Aegypti", que tem o objetivo de orientar para o combate ao mosquito que transmite a dengue e outras doenças. Há também atividades como corte de cabelo, plastificação de documentos, fotografia 3X4, emissão de CPF e 2º via de certidões, dentre outros.
Além disso, são realizadas oficinas e palestras técnicas ministradas por instrutores credenciados junto ao SENAR/MT. Estão previstas ações para os setores de manutenção de tratores agrícolas, de planejamento e aproveitamento de alimentos e de pintura em tecido.
A infraestrutura para a realização do projeto conta com uma Unidade Móvel de Saúde, onde são realizados os atendimentos médicos e odontológicos. Além disso, a caravana ainda é composta por um ônibus com capacidade para transportar 40 pessoas e um veículo de apoio.
Um dos programas mais antigos do SENAR/MT, o Mutirão Rural, criado em 1996, tem o propósito de garantir cidadania a quem vive na zona rural por meio do acesso às ações e aos atendimentos em comunidades mais remotas de Mato Grosso. Somente em 2016, entre fevereiro e julho, foram realizados 52 mutirões em comunidades de 49 municípios em todas as regiões do Estado, contabilizando um total de 14.856 atendimentos.