NOVA XAVANTINA

Senar realiza Mutirão Rural em Nova Xavantina dia 14

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp


Está sendo realizado em Mato Grosso, mais uma etapa do programa Mutirão Rural. A ação, que é promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso, iniciou no sábado (05/08), com evento em Gaúcha do Norte. Na segunda-feira (07/08), foi realizado no Distrito de São José do Couto, em Campinápolis.

As atividades prosseguem até o dia 14 de agosto, beneficiando mais quatro municípios da Região Nordeste de Mato Grosso: Canarana, Querência, Nova Nazaré e Nova Xavantina.

O programa leva os mais variados tipos de serviços para a comunidades rurais mato-grossenses. Ao todo serão ofertados aproximadamente 30 serviços incluindo atendimento médico e odontológico, triagem de enfermagem, exame de vista e entrega de óculos de grau. Este ano, o Mutirão Rural também leva serviços de saúde, como a realização de exames de prevenção aos cânceres de próstata e colo do útero.

Mas não é só isso, ainda terá palestras orientativas sobre diversos assuntos e gincana esportiva. Ao longo do dia também acontecem oficinas de pintura facial, auto maquiagem e a do "Jogo Limpo – Combata o Aedes Aegypti", que tem o objetivo de orientar para o combate ao mosquito que transmite a dengue e outras doenças. Há também atividades como corte de cabelo, plastificação de documentos, fotografia 3X4, emissão de CPF e 2º via de certidões, dentre outros.

Além disso, são realizadas oficinas e palestras técnicas ministradas por instrutores credenciados junto ao SENAR/MT. Estão previstas ações para os setores de manutenção de tratores agrícolas, de planejamento e aproveitamento de alimentos e de pintura em tecido.

A infraestrutura para a realização do projeto conta com uma Unidade Móvel de Saúde, onde são realizados os atendimentos médicos e odontológicos. Além disso, a caravana ainda é composta por um ônibus com capacidade para transportar 40 pessoas e um veículo de apoio.

Um dos programas mais antigos do SENAR/MT, o Mutirão Rural, criado em 1996, tem o propósito de garantir cidadania a quem vive na zona rural por meio do acesso às ações e aos atendimentos em comunidades mais remotas de Mato Grosso. Somente em 2016, entre fevereiro e julho, foram realizados 52 mutirões em comunidades de 49 municípios em todas as regiões do Estado, contabilizando um total de 14.856 atendimentos.

Confira, abaixo, a programação:

Terça-feira (08/08) – Canarana: Distrito do Kuluene;

Quinta-feira (10/08) – Querência: Projeto de Assentamento Pingo D’Água;

Sábado (12/08) – Nova Nazaré: Projeto de Assentamento Rio dos Cocos;

Segunda-feira (14/08) – Nova Xavantina: Projeto de Assentamento Banco Safra.

Comente abaixo:

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp

FAMOSOS

Últimas Notícias