NOVA XAVANTINA

Radio AM de Nova Xavantina irá operar em frequência Modulada FM em agosto

COMPARTILHE


Mais um mutirão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) será realizado na tarde desta segunda-feira (24) em Campo Grande – MS com objetivo de facilitar para as emissoras de AM assinarem a documentação e migrarem para Freqüência Modulada (FM). 

A mudança de faixa é uma reivindicação das emissoras AM de todo o País, que sofrem com a perda de qualidade do sinal, da audiência e do faturamento. Ao migrar a operação, as rádios também podem ser sintonizadas em dispositivos móveis, como tablets e smartphones, e modernizar o serviço.

Estão em Campo Grande o empresário e médico Dr. Ailton Vieira de Rezende, proprietário da Rádio Nova Xavantina e o vice-prefeito e apresentador de rádio e TV, Ney Weliton para participarem da solenidade de autorização da migração da Rádio Nova Xavantina RNX, do AM – amplitude Modulada para FM – Frequência Modulada.

O evento contará com a participação do Ministro da Ciência Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab e acontecerá no Auditório das esplanadas dos ferroviários que fica no prédio da prefeitura Municipal de Campo Grande.

Para o empresário Ailton de Rezende este acontecimento é uma conquista importante para a sociedade porque entra no ar mais um veículo de comunicação que estará a serviço do povo. O empresário também informou que a Rádio Nova Xavantina também continuará no ar pela frequência de 710 AM.

Já o vice Prefeito Ney Weliton que é da comunicação parabenizou o empresário Dr. Ailton e Família por esta conquista e disse estar lisonjeado de estar presente neste ato histórico para a comunicação de Nova Xavantina e da região do Vale do Araguaia.

Em cada mutirão promovido pelo MCTIC, são assinados os termos aditivos de adaptação das outorgas, um dos últimos passos do processo para a mudança. Depois disso, as rádios devem apresentar um projeto técnico de instalação da FM à Secretaria de Radiodifusão (Serad) e solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a autorização de uso da radiofrequência.

Ao todo, 244 veículos manifestaram interesse ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) em mudar de faixa. Segundo a pasta, 550 emissoras já completaram o processo de migração. Das 1.781 rádios AM do País, quase 1.500 solicitaram a mudança.

Nesta primeira etapa, cerca de 960 veículos, incluindo a RNX, poderão operar na faixa atual de FM, de 88 Mega-hertz (MHz) a 108 MHz.

Comente abaixo:

COMPARTILHE

FAMOSOS

Últimas Notícias