A coordenadoria da secretaria de infraestrutura e logística do estado deu parecer favorável
Uma promessa de campanha do prefeito João Batista Vaz – Cebola (PSD) está aos poucos saindo do papel. Na última semana, a secretaria de Infraestrutura e logística do estado, encaminhou ofício ao município dando parecer favorável ao projeto de asfaltamento da pista do aeroporto de Nova Xavantina.
Na semana passada, o vereador Elias Bueno (PSDB) entrou com uma indicação n° 124/2017, no sentido do prefeito firmar parceria com o Governo do Estado para a realização da obra, que, segundo o vereador, é uma uma conquista para a comunidade, solidificada em uma audiência entre o prefeito João Cebola o vereador e uma comitiva de empresários, com o governador Pedro Taques no inicio do ano.
Segundo o prefeito Cebola, a pavimentação da pista do aeroporto do município ampliará a expansão de atividades turística e empresarial necessária para o crescimento econômico do município.
“O projeto deverá estar concluído até o final do primeiro semestre deste ano, para execução no segundo semestre. Após o projeto pronto, serão formalizadas as parcerias para a sua execução, que deverá incluir Governo do Estado, Prefeitura Municipal, Assembléia Legislativa e empresários, com previsão para realização até o final de 2017.”, explicou o gestor.
O vereador Elias Bueno, do mesmo partido do governador Pedro taques, afirmou que com a pavimentação, o aeroporto vai trazer grandes ganhos para o município, permitindo a recepção de grandes aviões, e um centro de logística que vai convergir com serviços e meios de transporte no Araguaia.
“Com a pavimentação, nossa cidade vai atrair companhias de pequenos e médios portes, provocando futuramente, uma linha direta com grandes centros do país.”, ressaltou Elias.
A pista de pouso e decolagem, tem 1.490 metros de extensão por 45 metros de largura e está a 316 metros de altitude.
Aeroporto
Localizado na Reserva do Parque Municipal da Bacaba, onde se situa o Campus da Unemat de NX, o velho e histórico aeroporto da FAB (antiga base da Força Aérea Brasileira), como é conhecido o aeródromo de Nova Xavantina, vira e mexe sofre interdições, ditadas por inadequações de sua estrutura às normas do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), órgão central do Sistema do Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), do Ministério da Aeronáutica.
TAC
O prefeito João Cebola assinou em setembro de 2016 um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a Prefeitura Municipal, representada pelo prefeito, e o DECEA, representado pelo seu diretor geral, Tenente Brigadeiro do Ar Carlos Vuik de Aquino, no qual a Prefeitura se comprometeu a concluir várias adequações para a reabertura do aeroporto que na época estava interditado.
Comente abaixo: