NOVA XAVANTINA

Projeto retira mais de mil quilos de lixo do Rio das Mortes

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp


O Rio das Mortes, em Nova Xavantina, é um dos principais afluentes do Araguaia e considerado um dos mais conservados do Brasil. Para garantir a qualidade e a beleza do rio, um grupo de voluntários iniciou em 2005 o projeto ‘Rio Limpo, Rio Lindo.

O projeto é formado por voluntários representantes dos diversos segmentos sociais da cidade.

O Rio Limpo, Rio Lindo, desceu o Rio das Mortes na manhã do dia (29), onde realizaram pela 24º vez, mais um mutirão de limpeza e de conscientização ambiental no Rio das Mortes.

Desta vez, o projeto desceu 60 km abaixo da balsa e trouxeram mais de mil quilos de lixos (01 tonelada).

Além da limpeza, o projeto realiza dezenas de análises da qualidade de sua água, num trabalho em parceria com o Campus da Unemat local, parceira do projeto.

História

Desde agosto de 2.005, quando se deu a primeira descida até o Porto das Caranhas, o grupo já rodou mais de 11 mil km e retiraram mais de 13 toneladas de lixos do Rio das Mortes; sempre atuando na educação ambiental com apresentação de teatro de fantoches e distribuição de cartilhas educativas.

Voluntários

Com o envolvimento de líderes comunitários, jornalistas, biólogos, bombeiros, turismólogos, pescadores profissionais, piloteiros e moradores e uma estrutura composta ainda por barcos para o transporte do lixo  até a praia da Lua para o recolhimento do setor de coleta da prefeitura de Nova Xavantina. O barco Mureré, do câmpus da Unemat, auxilia na locomoção dos voluntários.

Comente abaixo:

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp

FAMOSOS

Últimas Notícias