Alunos saem de casa às 6 horas para pegar ônibus para ir para nova escola
A prefeitura de Nova Xavantina foi obrigada a paralisar as aulas da escola do Rancho Amigo. De acordo com a secretária de educação, o motivo seria a falta de profissional.
“A escola não foi fechada. Eu não seria irresponsável em fechar uma escola do nada. A escola foi paralisada e temos nossos motivos”, disse a professora e secretária de educação de Nova Xavantina Cádia Diehl em entrevista ao NX1.
Segundo a secretária, a prefeitura abriu um seletivo para a escola Racho Amigo para preenchimento de duas vagas. “Lá tem apenas um professor efetivo que atua de 1° a 5° ano em uma sala multisseriada e no seletivo, abrimos mais duas vagas: uma para estar atendendo 6° e 7° ano; e a outra vaga, para estar atendendo 8° e 9°.”, explicou.
Ocorre que, após o seletivo, das 06 inscrições, 02 pessoas não foram fazer a prova. As duas professoras que passaram em primeiro lugar assumiram o seletivo; no entanto, assumiram também uma extensão do estado na escola do Banco Safra gerando incompatibilidade de horário para as mesmas.
Diante da conjuntura, a secretaria de educação, chamou as duas professoras para as mesmas estarem escolhendo qual escola queriam permanecer dando aula. Ambas as professoras, escolheram deixar a escola Rancho Amigo e dar aula no Banco Safra (em outro processo seletivo que elas passaram, por meio de um convênio da escola JK com a escola do Banco Safra).
A secretaria de educação convocou as ultimas duas pessoas aprovadas no processo seletivo para substituir as professoras e não ter que paralisar as aulas na escola e de imediato, uma delas rejeitou o cargo; uma vez que, não quis ir para a zona rural. O segundo a ser procurado, que no caso seria o quarto colocado no seletivo, mudou de Nova Xavantina.
Mesmo assim, a secretaria de educação buscou interessados qualificados que estejam interessados em assumir as salas de aulas e consequentemente realizar o seletivo. “Procuramos três moças que na época não quiseram fazer o seletivo para assumir as salas de aulas. Uma delas está dando aula no Campinápolis. As outras duas atuam no Santa Célia e os horários ficaram inviável. E uma outra, atua a noite e ficou em dúvida se ia fazer ou não o seletivo. Concluindo: falta profissional que queira ir para a zona rural.”, afirmou a secretaria.
Diante a situação, a secretaria de educação achou melhor estar paralisando as aulas no Rancho Amigo e direcionando os alunos até a escola do Banco Safra. “O ônibus escolar já chega lá perto do Rancho Amigo para buscar alunos para o Banco Safra, então resolvemos transferir os alunos e o professor para a escola do Banco Safra.”, explicou Cadia.
A escola do Rancho Amigo funcionava no período matutino e tinha 29 alunos.
Comente abaixo: