NOVA XAVANTINA

Nova Xavantina lança campanha de vacinação contra a gripe; veja cronograma

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp


A Secretaria de Saúde de Nova Xavantina lançou a Campanha Municipal de Vacinação Contra a Gripe. O objetivo da secretaria de saúde é vacinar 90% da população considerada de risco para complicações por gripe. A meta de vacinação deste ano aumentou devido aos índices alcançados nos últimos anos, que ultrapassaram 80%.

A campanha de vacinação contra gripe foi lançada nacionalmente dia 17/04 e se estenderá até dia 26/05.

O secretário de Saúde do município, Wander Guerreiro, fez um alerta à população para que não se vacine em cima da hora. “É importante que todos os grupos definidos busquem esta proteção dentro do prazo preconizado pela secretaria. É preciso que todos estejam devidamente protegidos antes do inverno chegar, já que a vacina precisa de 15 dias para garantir o efeito”, observa.

Grupo prioritário

O público-alvo da campanha é formado por pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional.

Portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, também devem se vacinar.

O cronograma da campanha vacinação contra gripe deste ano seguira ao cronograma nacional, o qual foi dividido os grupos prioritários desta campanha por semana. Na seguinte ordem;

– 17 a 20 de abril – trabalhadores da saúde.

– 24 a 28 de abril – idosos.

– 02 a 05 de maio – gestantes, puérperas e crianças.

-08 a 12 de maio – comorbidades ou pessoas com doenças crônicas.

– 13 de maio  – Dia D para todos os grupos.

– 15 a 19 de maio – Professores.

– 22 a 26 de maio – Todos os grupos.

Todos devem estar com o cartão SUS, cartão de vacinação em mãos e para aqueles portadores de doenças crônicas é necessário uma declaração medica atestando sua patologia.

Comente abaixo:

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp

FAMOSOS

Últimas Notícias