NOVA XAVANTINA

Prefeito inaugura UBS e revela emenda de 750 mil para construção de outra unidade

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp


O prefeito de Nova Xavantina, João Batista Vaz (Cebola), juntamente com o deputado Baiano Filho, vereadores e a população, inauguraram na tarde desta segunda-feira (03) a UBS (Unidade Básica de Saúde) José Frederico Fernandes. O evento ocorreu na nova UBS, antigo postinho de saúde do setor Xavantina (Rua Francisco Milhomem).

A obra foi licitada em 2015; entretanto, foi paralisada por atraso nos repasses dos recursos financeiros do convênio por parte do Fundo Nacional de Saúde/Ministério da Saúde. Cebola buscou solucionar o problema quando assumiu em 2016 e janeiro de 2017, deu ordem de serviço para a conclusão da reforma da UBS.

A nova UBS possui área construída de 191 metros quadrados e foram investidos R$ 113.156,62.

Segundo Cebola, a UBS promove e protege a saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos e a manutenção da saúde. O gestor afirmou que as UBS’s têm como objetivo atender até 80% dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais.

Em seu discurso, o prefeito revelou que o município arrecada em média 3,5 milhões por mês e que deste recurso, 1 milhão é destinado a saúde. “Gastamos mais de um milhão por mês para manter o hospital, UBS, PSF’s, medicamentos, enfim, na saúde em geral. E mesmo assim, sabemos que falta remédio e médicos; Mas, graças a Deus, a população está vendo que estamos fazendo nossa parte. O que me contenta é que as pessoas estão vendo que estamos nos esforçando para dar conta de tocar o município.”, desabafou.

Cebola disse ainda que a reforma da UBS é graças ao empenho do ex-prefeito Gercino. “O mérito é todo dele. Não podemos esquecer que o dinheiro estava na conta. O Gercino antes de me passar a administração, deixou encaminhado o recurso para finalizar a obra.Obrigado ‘prefeito’ Gercino.”, agradeceu.

O gestor confidenciou uma emenda do senador José Medeiros no valor de R$ 750 mil reais para construção de mais uma UBS no setor Xavantina. "Conseguimos junto com o senador Medeiros esta emenda de 750 mil reais e em breve, vamos começar a construir mais uma UBS neste setor (Setor Xavantina).", revelou.

O deputado Baiano Filho parabenizou a gestão e apontou a administração do prefeito Cebola uma das melhores do estado. “Dá gosto ver o dinheiro público sendo aplicado. Aqui não demora fazer obra. Aqui o dinheiro aparece. O dinheiro rende. Parabéns prefeito. Nova Xavantina está de parabéns com o prefeito que tem. A UBS é uma bela obra e tenho certeza que irá beneficiar a população.”, elogiou. (O deputado Baiano Filho é um dos poucos deputados que não foi citado por José Riva no esquema de corrupção da Assembleia Legislativa).

Além do prefeito Cebola e do Deputado Baiano Filho, participaram da inauguração a primeira-dama Edina Volf, o vice-prefeito Ney Weliton, os vereadores João Bang, Sávio Farias, Dr. Eduardo, Elias Bueno, Cezinha, Valtinho, Meire Pazeto e Luismar; secretário de saúde Wander Guerreiro, secretário de Obras Carlinho Rezende, secretário de finanças Roberto Nascimento; Corpo de Bombeiros, funcionários, imprensa e populares.

Homenagem

No evento de inauguração, a família do ex-prefeito José Frederico Fernandes, foi homenageada. O prédio da UBS leva o nome do ex-prefeito. Frederico foi eleito prefeito de Xavantina em 1983 e 1.996. Em 90 conquistou uma suplência na Assembléia Legislativa e em parte daquela legislatura esteve em plenário. Fernandes se torna o quarto prefeito eleito de Nova Xavantina e volta ao poder para perder sua vida. Eleito em 1.996, Frederico governou de 1.997 até 30 de março de 1.999, quando foi brutalmente assassinado. 

A UBS oferece a população

Atendimento médico, 8 horas por dia de segunda a sexta.

Atendimento de Enfermagem, 8 horas por dia de segunda a sexta.

Vacinação em geral, 8 horas por dia de segunda a sexta.

Atendimento Odontológico Básico, 8 horas por dia de segunda a sexta.

Educação em saúde a população cuidando da prevenção.

Promover a mobilização e a participação da comunidade, buscando efetivar o controle social.

Realizar outras ações e atividades a serem definidas de acordo com as para a efetivação da saúde dentro do município de Nova Xavantina.

Exames: Exame de urina de rotina. Dosagem de creatinina (sangue Dosagem de Ureia (sangue). Dosagem de glicose (sangue). Hemoglobina. Hemograma. Ultrassonografia/Endoscopia. HIV, Citopatologico. Sorologia Gestante.

Comente abaixo:

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp

FAMOSOS

Últimas Notícias