NOVA XAVANTINA

Prefeito inaugura UBS no setor Xavantina nesta segunda-feira (03); veja fotos

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp


Reforma da UBS estava paralisada por atraso de recursos

O prefeito de Nova Xavantina, João Batista Vaz (Cebola) irá inaugurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) José Frederico Fernandes, nesta segunda-feira (03), às 17 horas. O evento se realizará na UBS, antigo postinho de saúde do setor Xavantina (Rua Francisco Milhomem). O ato terá a presença do deputado Baiano Filho.

A obra de reforma foi licitada em 2015, cujo recurso previsto para execução era em torno de 113 mil reais. O convênio depositou o valor de 21 mil reais para início da reforma e a empresa Hercon Serviços, do empresário Hermes Lima Neto, executou os serviços referentes ao valor que já estava em conta; posteriormente, paralisando a obra em novembro de 2015 por atraso nos repasses dos recursos financeiros do convênio por parte do Fundo Nacional de Saúde/Ministério da Saúde.

Ao assumir a cadeira do Palácio dos Pioneiros, o prefeito Cebola buscou solucionar o problema e em 2016, conseguiu destravar o recurso; ao qual, em janeiro de 2017, deu ordem de serviço para a conclusão da reforma da UBS.

Segundo Cebola, a UBS é considerada uma estratégia primordial para a organização e o fortalecimento da atenção básica, com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos. “Esta obra faz parte de um contexto daquilo que nos propusemos a mudar na estrutura física da saúde do município. O objetivo é propiciar um melhor atendimento aos pacientes e melhor condição de trabalho aos servidores da saúde. O resultado é mais qualidade de vida a toda a população.”, enfatizou o prefeito Cebola ao NX1.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Wander Guerreiro, a reforma trará para o município uma economia de mais de 10 mil/ano. “Estávamos alugando uma casa para realizar os procedimentos da UBS. Com o prédio reformado, deixaremos de pagar aluguel e consequentemente, vamos gerar uma economia significante ao município.”, explicou ao NX1.

Além do prefeito, estará presente na inauguração o deputado estadual Baiano Filho, o vice-prefeito Ney Weliton, vereadores, secretários, lideranças e a população.

A UBS oferece a população

  1. Atendimento médico, 8 horas por dia de segunda a sexta.

  2. Atendimento de Enfermagem, 8 horas por dia de segunda a sexta.

  3. Vacinação em geral, 8 horas por dia de segunda a sexta.

  4. Atendimento Odontológico Básico, 8 horas por dia de segunda a sexta.

  5. Educação em saúde a população cuidando da prevenção.

  6. Promover a mobilização e a participação da comunidade, buscando efetivar o controle social.

  7. Realizar outras ações e atividades a serem definidas de acordo com as para a efetivação da saúde dentro do município de Nova Xavantina.

  8. Exames: Exame de urina de rotina. Dosagem de creatinina (sangue Dosagem de Ureia (sangue). Dosagem de glicose (sangue). Hemoglobina. Hemograma. Ultrassonografia/Endoscopia. HIV, Citopatologico. Sorologia Gestante.

É fundamental que os serviços de atenção básica, realize pequenos procedimentos clínicos e cirúrgicos, acolhendo usuários em situações agudas (tais como ferimentos) ou crônicas (unhas encravadas, por exemplo), avaliando sempre o risco de agravamento e a necessidade de atendimento imediato ou encaminhamento a outro serviço de saúde com uma alta complexidade.

Veja como está e como era abaixo:

Comente abaixo:

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp

FAMOSOS

Últimas Notícias