Bonitos, jovens, e cheios de dinheiro para dar. Se você costuma ligar a TV durante a tarde ou a madrugada, já deve ter dado de cara com um desses. Eles querem que você descubra uma palavra, e ligue para eles para informar, e então você leva a grana para a casa. Até aqui tudo bem, a não ser pelo fato de que todas as pessoas que ligam erram, até o final do programa. Com os erros o prêmio vai aumentando, e sua vontade de ligar também, até que: você liga, gasta uma grana no telefone, e nem se quer consegue falar.
POP Quiz, Lig Quiz, Diversão na Certa, Chamar e Ganhar… são infinitos as derivações de nomes dos programas de "quiz – roubo" que passam na TV. O mais famoso deles é o Hyper QI, um programa exibido há muito tempo atrás pela RedeTV, que devido alguns processos saiu do ar.
Atualmente, existem novos quizes que praticamente invadem a sua TV. Esses programas oferecem prêmios tentadores, mas na verdade é só para fazer você ligar e roubar o seu dinheiro.
Em Nova Xavantina aconteceu com o aposentado e pioneiro João Fernandes. De acordo com relatos da própria vítima, havia uma espécie de “quebra cabeça” em um programa da Rede TV e o mesmo percebendo que havia desvendado a charada, resolveu ligar.
“Um dos cavalinhos galopando tinha somente três patas. OH! Vou ganhar esse prêmio (Prometido para quem acertasse). Fiz a ligação e fiquei quase duas horas respondendo perguntas que me faziam. Uma hora acertava outra errava e foi passando o tempo. Como eu acompanha o programa e vendo que um suposto ganhador teria dado a resposta certa, desliguei o telefone”, explicou.
Resultado: uma conta de 413 reais na conta do telefone “que saíram do ‘orçamento magro’ desse aposentado; Mas, por favor, não façam como eu. Saiam logo desse ‘Golpe’.”, alertou Joãozinho, como é conhecido.
Como funciona o golpe
A pessoa deve acertar uma palavra que se forma na tela. Sempre são dadas dicas e a resposta é simples, o que alimenta a expectativa de quem faz a ligação. No entanto, para você entrar ao vivo não basta apenas se cadastrar, é necessário responder uma série de perguntas que vão sendo feitas pelo telefone. Uma gravação incentiva que as pessoas respondam o maior número possível de perguntas de conhecimentos gerais. Quanto mais tempo você fica no telefone, mais pontos vai acumulando. Durante o programa, não é possível saber que apenas quem atinge a maior pontuação, participa ao vivo e responde a pergunta sobre qual palavra está aparecendo na tela com as letras embaralhadas. Na prática, a grande maioria das pessoas que ligam não chega a participar e só vai saber o custo desta “brincadeira” ao receber a conta telefônica.
Ressarcimento
Um advogado consultado NX1 disse que é possível pedir o ressarcimento do valor pago nas contas telefônicas movendo uma ação no Juizado de Pequenas Causas, ou também registrar uma reclamação na Promotoria de Defesa do Consumidor pessoalmente ou por email. “Acredito que aqui em Nova Xavantina não tenha nenhuma denúncia feita sobre este programa, mas as pessoas que se sentirem lesadas registrem as reclamações para que a justiça investigue o caso e puna os responsáveis”, afirmou.
Comente abaixo: