Uma comitiva encabeçada pelo prefeito João Batista Vaz, o Cebola (PSD), visitaram algumas propriedades que acabaram de ser agregadas ao município de Nova Xavantina com a lei 10.500/2017 da nova divisão territorial entre o municio e Barra do Garças. A comitiva saiu por volta das 8Hrs da manhã deste sábado (18) do Auto Posto Sentinela.
Com o objetivo de se apresentar e estender as mãos aos novos ‘moradores’ do município, o prefeito fez questão de ir pessoalmente se apresentar e reafirmar seu compromisso em continuar dando total apoio ao novo território.
“Foi muito positivo o estradeiro. Visitamos algumas fazendas e reafirmamos nosso compromisso em continuar dando total suporte nas estradas; uma vez que, sempre trabalhamos nas estradas desse novo território”, lembrou.
O prefeito Cebola disse que a comitiva visitou as Fazendas Brasil, Terra Nova, Santa Cândida – de propriedade do senhor Atílio Benedini; Fazenda Recanto e por último, Fazenda Serra Azul 3, de propriedade do senhor Janio Ferrari.
“Visitamos cinco fazendas e fomos no limite do município, na ponte sobre o Córrego Caveira. Fomos até na nascente do Caveira. Foi muito bom conhecer boa parte do nosso novo território”, afirmou Cebola lembrando que manterá os trabalhos naquela área com infra-estrutura, educação e saúde.
De acordo com o chefe do Indea de Nova Xavantina, Vagner Bernardes, não tem como apontar um numero de rebanhos pertencentes as fazendas. “Ainda não fizemos um levantamento mais profundo; porém, no estradeiro e até mesmo na visita ‘in loco’ que realizamos, deu para perceber que a grande maioria das propriedades estão plantando soja”, esclareceu.
Bernardes disse ainda que fora realizado um trabalho de campo na semana passada no novo território pelo Indea; “Nossa visita teve como objetivo maior, mostrar para os fazendeiros que estaremos a disposição deles, no que for preciso”, comunicou.
Além do prefeito e do chefe do Indea, participaram do estradeiro o vice-prefeito Ney Weliton; os empresários Nico do Leilão e Márcio Caetano; o secretário de obras Carlinhos Pinheiro, secretária de educação Kadia Dihel e o secretário de gabinete Denis Alcântara; os vereadores Valtinho do Turismo, Fernandinho da Rádio e Meire Pazetto; e o comunicador Welson Coelho (Carioca).
IBGE elogia divisão territorial
A Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) apresentou durante a 3ª Conferência Nacional de Produtores e Usuários de Informações Estatísticas, Geográficas e Ambientais (Infoplan), no Rio de Janeiro, o trabalho de revisão das divisas intermunicipais de Mato Grosso. O evento marcou a comemoração dos 80 anos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Na oportunidade, o IBGE indicou os procedimentos adotados pelo Estado como exemplo a ser seguido pelas demais regiões brasileiras. O Instituto é o órgão orientador da atividade de revisão das divisas intermunicipais para os demais entes federados.
Mato Grosso é o quarto estado a executar a revisão de suas leis municipais. Até o momento, 43 dos 141 municípios tiveram suas divisas intermunicipais atualizadas. Os estados de Santa Catarina, Bahia e Acre também já passaram pelo mesmo processo.
Comente abaixo: