Os desafios do setor elétrico no Araguaia estiveram em pauta, na última semana, em Água Boa. Convidada para falar mais sobre os planos para a região, a concessionária responsável pela distribuição de energia no Estado, participou e levou informações sobre as obras que serão realizadas nos próximos anos para fomentar o agronegócio e a indústria local.
Até 2019, a empresa tem um pacote de obras fundamentais planejado. Uma delas, o Compensador Síncrono – máquina rotativa projetada para controlar a tensão do sistema elétrico na região está em fase de testes.
Entre as obras previstas estão a Linha de Transmissão de Alta Tensão de Barra do Garças a Nova Xavantina, que será energizada ainda em 2017, a Linha de Transmissão de Alta Tensão de Nova Xavantina à Água Boa, prevista para ficar pronta em 2019, e a Linha de Transmissão de Alta Tensão de Água Boa a Canarana, também prevista para o mesmo ano.
Além disso, a subestação de Querência foi ampliada, uma nova subestação será construída em Espigão do Leste, e bancos de capacitores – para controle da tensão do sistema elétrico – foram instalados nas subestações de Querência e Nova Xavantina.
Riberto José Barbanera, diretorpresidente da concessionária, ponderou que a energia é fundamental para o desenvolvimento econômico do Araguaia e que por isso mesmo, a empresa tem trabalhado muito para contribuir com este avanço. No entanto, reforçou que todas as obras só irão ter total eficácia quando um terceiro ponto de suprimento de energia, possibilitado pela construção de linhas de transmissão entre o ParáVila Rica, for concretizado.
Também falaram sobre investimentos na região o diretor de Planejamento da Eletrobrás/Eletronorte – responsável pela transmissão de energia em Mato Grosso, Wilson Fernandes, e Domingos Dutra, representante do Ministério de Minas e Energia (MME)
Comente abaixo: