NOVA XAVANTINA
Pesquisar
Close this search box.

Cebola assina protocolo de intenção de formação de um consórcio para construção do Aterro Sanitário

COMPARTILHE


O prefeito de Nova Xavantina João Batista Vaz da Silva, Cebola, participou na última terça-feira (07) em Água Boa de uma reunião para assinar o protocolo de intenção de formação de um consórcio intermunicipal para construção do Aterro Sanitário juntamente com os municípios de Água Boa; Nova Xavantina; Campinápolis e Nova Nazaré.

De acordo com Cebola, os lixões são áreas onde são colocados os resíduos sólidos sem que haja preparação inicial do solo. “O lixo fica exposto e não há tratamento do chorume, líquido proveniente da decomposição do lixo unido à água das chuvas. Já o aterro sanitário é um local selecionado e previamente preparado com cobertura do solo que evita a contaminação do mesmo e, consequentemente, a contaminação dos lençóis freáticos”, explicou.

Cebola disse ainda que o município está buscando saídas emergenciais para sanar de vez a situação do lixão e a implantação do aterro. “Moscas, pássaros e ratos convivem com o lixo livremente no lixão a céu aberto, e pior ainda, crianças, adolescentes e adultos catam comida e materiais recicláveis para vender. No lixão o lixo fica exposto sem nenhum procedimento que evite as conseqüências ambientais e sociais negativas”, lamentou.

O prefeito lembrou ainda que os aterros sanitários geram menor impacto ambiental, redução da liberação de metano na atmosfera, conversão dos gases em fontes de energias renováveis e geração de energia com motores a gás.

Além do prefeito Cebola e do vice Ney Weliton, estiveram presentes os prefeitos Mauro Rosa da Silva (Água Boa), João Teodoro Filho (Nova Nazaré) e Jeovan Farias (Campinápolis).

Comente abaixo:

COMPARTILHE

FAMOSOS

Últimas Notícias