NOVA XAVANTINA

Cebola assina protocolo de intenção de formação de um consórcio para construção do Aterro Sanitário

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp


O prefeito de Nova Xavantina João Batista Vaz da Silva, Cebola, participou na última terça-feira (07) em Água Boa de uma reunião para assinar o protocolo de intenção de formação de um consórcio intermunicipal para construção do Aterro Sanitário juntamente com os municípios de Água Boa; Nova Xavantina; Campinápolis e Nova Nazaré.

De acordo com Cebola, os lixões são áreas onde são colocados os resíduos sólidos sem que haja preparação inicial do solo. “O lixo fica exposto e não há tratamento do chorume, líquido proveniente da decomposição do lixo unido à água das chuvas. Já o aterro sanitário é um local selecionado e previamente preparado com cobertura do solo que evita a contaminação do mesmo e, consequentemente, a contaminação dos lençóis freáticos”, explicou.

Cebola disse ainda que o município está buscando saídas emergenciais para sanar de vez a situação do lixão e a implantação do aterro. “Moscas, pássaros e ratos convivem com o lixo livremente no lixão a céu aberto, e pior ainda, crianças, adolescentes e adultos catam comida e materiais recicláveis para vender. No lixão o lixo fica exposto sem nenhum procedimento que evite as conseqüências ambientais e sociais negativas”, lamentou.

O prefeito lembrou ainda que os aterros sanitários geram menor impacto ambiental, redução da liberação de metano na atmosfera, conversão dos gases em fontes de energias renováveis e geração de energia com motores a gás.

Além do prefeito Cebola e do vice Ney Weliton, estiveram presentes os prefeitos Mauro Rosa da Silva (Água Boa), João Teodoro Filho (Nova Nazaré) e Jeovan Farias (Campinápolis).

Comente abaixo:

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp

FAMOSOS

Últimas Notícias