A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) divulgou a lista dos projetos selecionados para a Etapa Regional Sudeste da XVIII Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (MECTI).
O evento será realizado na Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (ETEC) de Campo Verde nesta segunda-feira (15.6) e reunirá estudantes de diversos municípios da região com projetos voltados à pesquisa científica, inovação, tecnologia, sustentabilidade, empreendedorismo e desenvolvimento social.
Além da relação dos trabalhos aprovados, também foram disponibilizados os documentos contendo informações sobre as salas e os horários das bancas avaliadoras, que orientarão a participação dos estudantes durante a programação da mostra. Os participantes já podem consultar as informações – clique aqui para acessá-las.
As apresentações ocorrerão nos formatos presencial e remoto. Os projetos inscritos para avaliação on-line serão apresentados nos períodos matutino e vespertino, enquanto os trabalhos presenciais passarão por avaliação exclusivamente no período vespertino. Os links de acesso às salas virtuais serão encaminhados aos participantes por e-mail neste domingo (14).
A programação da Etapa Regional Sudeste contará com cerimônia de abertura, apresentação cultural, palestra magna “Ciências Delas”, orientações técnicas aos participantes, exposição dos trabalhos científicos, visitação pública, avaliação dos projetos e cerimônia de premiação.
Confira lista de aprovados:
Projetos selecionados para apresentação presencial
- ValorizArte: Tecnologia a Serviço da Cultura e da Renda de Artesãos de Mato Grosso
- AGREMINT
- Biogás gerado a partir de resíduos da produção de tilápia no sudeste mato-grossense
- Machine Learning aplicado em biochar
- Cidade Inteligente: Aplicação de Tecnologias Sustentáveis e Participação Cidadã para a Melhoria da Gestão Urbana em Campo Verde – MT
- Resíduos da indústria têxtil como fonte para celulose
- Bioinsumo à base de sílica mineral em matriz de gel: uma alternativa sustentável para o controle de Anthonomus grandis na cultura do algodão
- Obtenção de hidrogel a partir de resíduos celulósicos
- Plataforma OJS como meio de disseminação da cultura
- Revolução Modular: o impacto do tijolo ecológico de solo-cimento na descarbonização da construção civil
- Produção de dióxido de carbono na reação entre vinagre e bicarbonato de sódio: uma abordagem experimental investigativa no ensino de química
- Desenvolvimento de aplicativo para localização de produtos em estabelecimentos varejistas
Projetos selecionados para apresentação on-line
- Conexão Entre Voluntários (CEV): Desenvolvimento de um website para conectar voluntários e promover a assistência social
- Recicla Roo: Desenvolvimento de um website para educação ambiental e apoio à coleta seletiva em Rondonópolis/MT
- Farm Code: Jogo interativo como ferramenta de apoio ao aprendizado de algoritmos e lógica na educação básica
- Caça Fake: Desenvolvimento de jogo educacional para o enfrentamento à desinformação na educação básica
- IFOCUS: Aplicativo móvel para organização de atividades acadêmicas com os métodos Kanban e Pomodoro
- HidroSmart: Sistema Hidropônico Automatizado de Baixo Custo
- EcoEstuda: Sistema Automatizado para Cultivo Doméstico em Ambientes Urbanos
- CuidaBem: Seu companheiro digital no controle de diabetes
- Maquete Interativa dos Biomas de Mato Grosso como Recurso Didático para Educação Ambiental
- ECCO-Ponto Comunitário: Uma proposta tecnológica para fortalecer a coleta seletiva e a gestão de resíduos sólidos
- Safe Mind: Protótipo de aplicativo para apoio à saúde mental de adolescentes e jovens
- Apoia Jovem: Aplicativo de orientação para o primeiro emprego e empregabilidade juvenil
- Saúde Conectada: Aplicativo de triagem e orientação para melhorar o acesso ao SUS
- Manim3D Math: Resolução Automatizada e Animação de Cálculos Matemáticos em Ambientes Tridimensionais
- Nexus IA – Robô Inteligente para Apoio à Aprendizagem
- Fila Zero: Sistema Inteligente de Agendamento de Consultas em Rondonópolis – MT
- Agro Makers: Criatividade, Reciclagem e Brincar
- Robots for Hope: Onde a Robótica se Transforma em Esperança
- Praça Viva
- Avaliação da Integridade Física do Ambiente Edáfico: Estudo Metodológico em Diferentes Tipos de Floresta.
Fonte: Governo MT – MT























