A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, criou um novo canal de comunicação com a sociedade sinopense, a fim de receber denúncias de locais onde há bocas de lobo entupidas e/ou tampas de bueiros danificadas que necessitam de substituição. As informações poderão ser repassadas por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp, no número (66) 9.9998-5131. O canal entrou em funcionamento hoje (09).
A iniciativa integra um conjunto de ações preventivas voltadas à preparação da cidade para o período chuvoso, buscando garantir maior eficiência no escoamento das águas pluviais, reduzir riscos de alagamentos e preservar a infraestrutura urbana. Com a participação direta da população, o município amplia sua capacidade de resposta e torna o planejamento das intervenções mais ágil e assertivo.
Ao reportar os locais que necessitam de manutenção, é indispensável que o cidadão informe o endereço completo, inclusive com o número da residência correspondente à localização da boca de lobo ou bueiro, além de uma foto ou vídeo que mostre a situação da rede de drenagem. O secretário de Obras, Lindomar Guida, esclarece que o canal contribuirá significativamente para a eficiência dos trabalhos da pasta.
“O cidadão poderá enviar, nesse número, o endereço completo e um registro em foto ou vídeo, para que a nossa equipe, ao recepcionar essas informações, identifique o local com clareza e insira a demanda no cronograma de execução da equipe responsável por essa manutenção, que atende o desentupimento e a troca das tampas danificadas”, explicou.
Guida reforça que o objetivo principal é preparar a rede de drenagem de águas pluviais para o próximo período de chuvas. “Nosso objetivo é montar uma força-tarefa nesse período de seca, com a finalidade de preparar a rede de drenagem da água da chuva, para que, quando chegar o próximo período chuvoso, a rede esteja livre para absorver a demanda de água e não causar transtornos à população”, comentou.
Além de otimizar os serviços públicos, a ação também promove o engajamento da comunidade na conservação da cidade, estimulando a corresponsabilidade entre poder público e população na identificação de problemas e na construção de soluções.
Os serviços de limpeza e desentupimento continuam sendo realizados frequentemente na cidade, diariamente. Na manhã de hoje (09), a equipe esteve na Avenida André Maggi, na região do bairro Jardim das Rosas, realizando a limpeza de bocas de lobo e a troca de tampas danificadas de bueiros (rede de drenagem de águas pluviais).
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT


























