NOVA XAVANTINA

5G pode chegar a Brasília nesta semana; decisão será tomada hoje

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp

Brasília pode ser primeira cidade a receber o 5G
Unsplash/Jenny Ueberberg

Brasília pode ser primeira cidade a receber o 5G

O 5G pode ser liberado ainda nesta semana no Distrito Federal. A decisão será tomada em reunião do grupo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) responsável pela implementação da quinta geração de internet na tarde desta segunda-feira (4).

A votação acontecerá entre membros do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), confirmou a Anatel ao portal iG. Além de representantes da Anatel, o Gaispi ainda é composto por membros do Ministério das Comunicações e de todas as empresas vencedoras dos lotes nacionais e regionais da faixa de 3,5 GHz, dos radiodifusores e das exploradoras de satélites.

Durante a reunião, os membros do Gaispi decidirão se haverá a antecipação da liberação do uso das faixas de 3.300 a 3.700 MHz no Distrito Federal. As faixas foram vendidas no ano passado no leilão do 5G e, se tiverem a antecipação liberada, poderão ser usadas ainda nesta quarta-feira (6).

Se a antecipação for aprovada na reunião, Brasília será a primeira cidade do Brasil a ter acesso à rede 5G. Atualmente, as operadoras oferecem apenas o chamado 5G DSS, que usa a nova tecnologia em faixas de frequência do 4G, não atingindo todo o potencial da quinta geração de internet.

Fonte: IG TECNOLOGIA

Comente abaixo:

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp

FAMOSOS

Últimas Notícias