NOVA XAVANTINA

Saúde apura acusação de violência obstétrica em hospital de MT

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp

Midia News 
ARAGUAIA NOTÍCIA 

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso instaurou sindicância para apurar uma denúncia de violência obstétrica no Hospital Regional de Sorriso. A determinação foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (21). O caso veio a tona no último domingo (19) após a veiculação dos relatos de uma paciente em um site de notícias da Capital. A conduta dos profissionais da área de saúde envolvidos no atendimento dela teriam sido “incompatíveis com o exercício da medicina”.

Foram denunciadas violências verbais e físicas como menosprezo, mal trato, incisão no períneo maior do que o indicado para facilitar a passagem do bebê em parto normal, e a demora no atendimento. Segundo o relato, a criança nasceu com a pele roxa em decorrência da demora e as veias dos olhos da paciente se romperam por causa da força que fez durante o parto.

Segundo o documento, a investigação consideranda a Lei Complementar Estadual nº 04/1990, que determina que “a autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo disciplinar”. Os fatos serão apurados e os profissionais que agiram em desacordo com o exercício da medicina responsabilizados por suas ações.

“A Comissão de Sindicância exercerá suas atividades com independência e imparcialidade, assegurado o sigilo necessário a elucidação dos fatos ou exigido pelo interesse da administração”, diz outro trecho do documento.

Cliqui aqui para entrar no grupo Araguaia Notícia do WhatsApp

Clique aqui para entrar no grupo Araguaia Notícia do Telegram 
 
 

Comente abaixo:

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp

FAMOSOS

Últimas Notícias