NOVA XAVANTINA

Governo fomenta prática do xadrez como modalidade esportiva em MT

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp

Memória, concentração, planejamento e capacidade de tomar decisões são só alguns dos benefícios de jogar xadrez. O esporte que ajuda a melhorar e desenvolver as funções cerebrais tem um espaço dedicado à modalidade em Cuiabá.

Funcionando desde maio deste ano, o projeto “Xadrez para todos: xeque-mate na pandemia” é um clube de xadrez aberto ao público, que funciona de forma gratuita, de segunda a sábado, das 14h às 20h, no Shopping Goiabeiras, em Cuiabá. O espaço é tanto para enxadristas como para quem deseja aprender a jogar.

“A nossa intenção é ser um espaço de interação e fortalecimento do xadrez em Mato Grosso. E por meio da modalidade, promover saúde e bem estar na vida psicológica de crianças e adolescentes”, ressalta o presidente da Federação Mato-grossense de Xadrez, Cleiton Marino Santana.

O projeto foi selecionado no edital Pontos de Esporte e Lazer, realizado pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), e nasceu com o objetivo de amenizar os efeitos psicológicos da pandemia de Covid-19.

“O xadrez precisava de um espaço como este. É um esporte universal. No mundo inteiro se joga xadrez. É um esporte que desenvolve conexões mentais que ajudam em todas as áreas da vida. Como atleta de judô, eu treinei muito xadrez para me ajudar estrategicamente. É um esporte que todos deveriam fazer e a ideia é massificar, aproveitar e levar o xadrez para o máximo de pessoas”, destaca David Moura, secretário adjunto de Esporte e Lazer da Secel-MT.

O clube de xadrez é aberto para todas as idades e níveis de prática. O espaço conta com instrutores que podem auxiliar na aprendizagem, e os participantes recebem um kit para iniciarem no esporte, contendo um tabuleiro, bloco e caneta, e um livro “Xadrez Básico” que traz os principais conceitos sobre o jogo.

Pontos de Esporte e Lazer

A segunda edição do edital Pontos de Esporte e Lazer, realizado em 2021, selecionou 39 organizações sociais de todo o Estado. Cada instituição recebeu o investimento de R$ 30 mil reais. Para esta edição, o Governo do Estado ampliou os valores e a quantidade de organizações beneficiadas com o prêmio.

Foram selecionadas propostas desenvolvidas em diversos campos, como esporte de inclusão, combate às drogas, cidadania e educação, e descobrimento de novos talentos esportivos. As ações atendidas abrangem variadas modalidades, que incluem atletismo, capoeira, futebol, ciclismo, handebol, vôlei, karatê, judô, skate e xadrez. Também foram beneficiadas práticas paradesportivas.

“Tenho um apreço pelo Pontos de Esporte e Lazer.  Sei das dificuldades que os projetos sociais enfrentam, conheço a realidade das periferias. O edital apoia justamente esse pessoal que faz acontecer, com garra, com vontade, muitas vezes sem nenhuma estrutura, sem recursos financeiros. O Pontos de Esporte e Lazer é assertivo em ajudar essas organizações. E o nosso objetivo é ampliar o número de contemplados e o valor para a próxima edição”, afirma o secretário adjunto de Esporte e Lazer da Secel-MT, David Moura.

Serviço

Projeto “Xadrez para todos: xeque-mate na pandemia”

Funcionamento: de segunda a sábado, das 14h às 20h

Local: Shopping Goiabeiras, em Cuiabá

Entrada gratuita

Fonte: GOV MT

Comente abaixo:

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp

FAMOSOS

Últimas Notícias