NOVA XAVANTINA

Fim da linha: Internet Explorer 11 é aposentado nesta quarta-feira

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp

source
Internet Explorer será desativado
Divulgação

Internet Explorer será desativado

Após quase 27 anos de trabalho, o Internet Explorer 11 será oficialmente aposentado nesta quarta-feira (15). A Microsoft finalmente encerrará o suporte para o app de desktop, que será desativado em determinadas versões do Windows. O clássico navegador será substituído pelo modo legado “IE” dentro do Microsoft Edge.

Lançado em 24 de agosto de 1995, o clássico navegador da Microsoft ficará na memória. O nascimento do Microsoft Edge em 2015 foi o início do fim para o Internet Explorer. Desde então, o browser mais antigo foi, gradualmente, perdendo espaço no Windows. Em agosto de 2021, os apps e serviços do Microsoft 365 encerraram o suporte para o IE.

O enterro de quarta-feira não é nenhuma surpresa. A Microsoft já havia anunciado oficialmente a data de aposentadoria do Internet Explorer no dia 16 de março de 2022.

“Conforme anunciado anteriormente, o futuro do Internet Explorer no Windows está no Microsoft Edge. O modo Internet Explorer (modo IE) fornece suporte a navegadores herdados no Microsoft Edge. Por causa disso, o aplicativo para desktop do Internet Explorer 11 (IE 11) será desativado, no dia 15 de junho de 2022, em certas versões do Windows 10”, anunciou a empresa, na ocasião.

Quais versões do Windows perderão o Internet Explorer?

A Microsoft explica em seu site que o Internet Explorer 11 já não está disponível no Windows 11, onde o Microsoft Edge é o navegador padrão. O plano é redirecionar os usuários para o browser mais recente.

Agora, o app do IE entregue via Canal Semestral (Semi-Annual Channel) para determinadas versões do Windows 10 será desativado. A aposentadoria do browser clássico afeta sistemas que executam SKUs de clientes Windows 10 e Windows 10 IoT, na versão 20H2 ou posterior.

Mesmo assim, ainda não se trata de uma morte completa para o aplicativo do Internet Explorer. O navegador permanecerá disponível no Windows 7 ESU, Windows 8.1 e em todas as versões Windows 10 LTSC e Server. A Microsoft ainda vai continuar enviando atualizações de segurança e fornecendo suporte técnico para o navegador até o fim do ciclo de vida desses sistemas.

Internet Explorer será desativado em duas etapas

A aposentadoria do Internet Explorer vai ocorrer em duas etapas. Na primeira fase, os sistemas vão redirecionar o usuário para o Edge ao tentar acessar o app do IE 11 ao longo dos próximos meses. Na segunda etapa, vai ocorrer e efetiva desativação do browser via Windows Update. Assim, somente o modo Internet Explorer do Edge permanecerá.

No entanto, a Microsoft avisa que é necessário manter o app do Internet Explorer no computador, mesmo desativado. Afinal, o modo Internet Explorer do Edge depende da permanência do IE 11 no sistema.

Comente abaixo:

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp

FAMOSOS

Últimas Notícias