NOVA XAVANTINA

Encerramento do Circuito Aprosoja reúne autoridades políticas e empresariais de Mato Grosso

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp

Fortalecimento Institucional

Encerramento do Circuito Aprosoja reúne autoridades políticas e empresariais de Mato Grosso

Participaram do evento o governador Mauro Mendes, senadores, deputados federais e estaduais, secretários de Estado, além de representantes dos setores produtivo e empresarial

06/06/2022

O 16º Circuito Aprosoja se encerrou na noite desta segunda-feira (06), em Cuiabá, com a participação de diversas autoridades públicas, entre elas, o governador Mato Grosso, Mauro Mendes, senadores, deputados federais e estaduais, secretários de Estado, além de representantes dos setores produtivo e empresarial.

Neste ano, o evento atingiu recorde de público com cerca de 8 mil participantes, após percorrer 28 municípios do interior, nas quatro regiões mato-grossenses (norte, leste, oeste e sul), e a Capital, somando mais de 7 mil km rodados. Além de ouvir as demandas do produtor, a palestra com o comentarista político, Caio Coppolla, teve a proposta de gerar debates nas áreas política, econômica e jurídica com produtores e a sociedade em geral.

Para o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Fernando Cadore, mais que vencer antigos gargalos de logística e o aumento no custo de produção, hoje, o principal desafio do setor produtivo é estabelecer uma comunicação mais próxima e efetiva com a sociedade, levando a realidade do campo para as populações urbanas.

“Infelizmente nós, produtores, ainda somos alvo de críticas que nos colocam como vilões, mas que surgem a partir de informações que são baseadas em inverdades. São narrativas que depreciam o que Mato Grosso e o Brasil têm de melhor, quando na verdade somos exemplo para o mundo na produção sustentável. E quem paga a conta é o cidadão, porque quando o produtor vai mal, a sociedade vai mal”, destacou Cadore.

O governador Mauro Mendes explicou que, após três anos e cinco meses de gestão, a realidade do Estado é outra e o Governo deve fechar o ano de 2022 com mais de 15% da receita corrente líquida destinada a investimentos, o que coloca Mato Grosso em um patamar de destaque nacional. Esse volume, segundo ele, significa a concretização de obras que eram aguardadas pela população há mais de 20 anos, sobretudo na infraestrutura.

“Nós sabemos que o agro vai continuar crescendo para fazer frente à demanda mundial por, mas para isso, precisa de base, de segurança, o que exige investimentos robustos do Estado. Quero assegurar aos senhores que nunca, em 22 anos da criação do Fethab, tivemos tantos investimentos nas obras de infraestrutura, com a aplicação não de 100%, mas de 110% do fundo em ações e obras”, frisou o governador.

O senador Wellington Fagundes reforçou que é parceiro do setor do agronegócio e que vem atuando em diversas agendas em Brasília junto ao governo federal para melhorar a malha viária estadual e também garantir o início das obras da ferrovia. “Precisamos unir esforços para avançar cada vez mais, garantir melhores condições para a expansão da produção, o que envolve temas que passam por logística, legislação ambiental e maior aporte de investimentos”, pontou.

Após percorrer dezenas de municípios mato-grossenses pela Aprosoja-MT, em uma experiência que descreveu como “única”, o palestrante Caio Coppolla descobriu uma realidade muito diferente daquela que é difundida nos grandes centros sobre o setor produtivo. “Eu vivi na prática tudo que vocês realizam no cotidiano e hoje tenho o compromisso de levar essa verdade para os grandes centros, para a população brasileira, que desconhecem tudo isso e o que os senhores fazem é algo incrível”, elogiou o palestrante.

Entre as autoridades presentes estavam o senador Fábio Garcia, os deputados estaduais Gilberto Cattani, Valmir Moretto, Xuxu Dal Molin, Ulysses Moraes, bem como secretários estaduais, representantes do setor agro, da indústria, do governo federal, entro outros.

Fonte: Rose Domingues

Assessoria de Comunicação

Contatos: Telefone: 65 3644-4215 Email: [email protected]

Fonte: APROSOJA

Comente abaixo:

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp

FAMOSOS

Últimas Notícias