NOVA XAVANTINA

Museu de História Natural oferece experiências sustentáveis

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 05 de junho, o Museu de História Natural de Mato Grosso, vinculado à Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), promove a distribuição de mudas nativas aos visitantes e experiências de integração com a natureza. A programação inclui observação de pássaros na área verde do museu e uma vivência do ritual de cura Xavante.

A observação de pássaros será no sábado (04.06), de 8h às 10h. A atividade será conduzida pela bióloga Luciana Pinheiro Ferreira, sendo preciso fazer a inscrição para participar. Além da experiência sensorial de contemplação e escuta das aves, o Museu também propõe um debate sobre a importância da conservação do meio ambiente, usando o exemplo dos pássaros para o equilíbrio do bioma.

No domingo (05.06), com entrada gratuita para os visitantes, o Museu oferece uma vivência com apresentação de ritual de cura, a ser conduzida pelo pajé e cacique José Luiz Tserité, da etnia Xavante. A atividade será de 8h30 às 10h30, incluindo uma conversa sobre sustentabilidade entre o público e o líder indígena.

Paralelo à programação, durante toda a semana serão distribuídas 200 mudas nativas aos visitantes do Museu, com direito a orientações sobre plantio e noções básicas de cuidados com a espécie escolhida.

A programação voltada à Semana do Meio Ambiente integra uma das ações educativas do Museu, que está localizado em uma extensa área verde às margens do rio Cuiabá, com 10.000 m2 ocupados por árvores e pequenos animais. “Nosso objetivo é conscientizar os visitantes de que a responsabilidade ambiental deve ser compartilhada por todos”, destaca a coordenadora Enir Maria Silva.

Serviço

O Museu de História Natural de Mato Grosso está localizado na Avenida Manoel José de Arruda (Beira Rio), 2000, bairro Jardim Europa, Cuiabá.

Funcionamento de quarta a domingo, das 8h às 18h

Entrada de quarta a sábado: R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia)

Domingo: Gratuito  

Fonte: GOV MT

Comente abaixo:

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp

FAMOSOS

Últimas Notícias