NOVA XAVANTINA

Batalhão Ambiental da PM já resgatou 291 animais silvestres na Região Metropolitana

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp


Entre janeiro e março de 2022, o Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) resgatou 291 animais silvestres na Região Metropolitana de Cuiabá. Serpentes, jacarés, capivaras e gambás foram algumas das espécies capturadas pelos policiais ambientais da PM. 

No primeiro trimestre de 2021, os policiais ambientais da unidade efetuaram o resgate 214 animais silvestres. Neste ano, o número saltou para 291 espécies, entre elas jiboias, jacarés, gambás, capivaras, aves, dentre outros animais que estavam em situação de risco, ou seja, um crescimento de 35% nos chamados.

O comandante da unidade especializada, tenente-coronel Fagner Augusto do Nascimento, explica que a população não deve fazer, por conta própria, o manejo dos animais. “Reforçamos a necessidade de emprego do Batalhão Ambiental da PM para realizaram a captura/ resgate destes animais para evitar risco de acidentes ou patológicos na transmissão de doenças”, pontua.

Os acionamentos da equipe ambiental podem ser feitos via 190 ou disque-denúncia da PMMT.

Os animais resgatados são levados para um Centro de Atendimento que funciona no Batalhão, em Várzea Grande, onde o atendimento é feito por meio de parceria da Polícia Militar com a Secretaria de Meio Ambiente (Sema). Os animais debilitados ou maltratados recebem assistência de hospitais universitários da capital. Depois, dependo da reabilitação, podem ser devolvidos à natureza.   

Disque-denúncia 

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939. 

 

“Reforçamos a necessidade de emprego do Batalhão Ambiental da PM para realizaram a captura/ resgate destes animais para evitar risco de acidentes ou patológicos na transmissão de doenças”,

Fonte: GOV MT

Comente abaixo:

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp

FAMOSOS

Últimas Notícias