Movimento Pró-logística participa de manifesto em prol da pavimentação da BR 174
A iniciativa partiu dos produtores rurais, comércio e moradores de Vilhena (RO), bem como de populares e empresários da região Noroeste de Mato Grosso
31/03/2022
O diretor-executivo do Movimento Pró-logística e consultor de Logística da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Edeon Vaz, participou no último sábado (19.03), da manifestação em prol da pavimentação asfáltica da BR-174, na divisa entre Rondônia (RO) e Mato Grosso (MT).
A iniciativa partiu dos produtores rurais, comércio e moradores de Vilhena, bem como de populares e empresários da região Noroeste de Mato Grosso, com objetivo de chamar atenção dos governantes de Mato Grosso e Rondônia, além do governo federal para resolverem a situação da pavimentação asfáltica da rodovia.
Na oportunidade, Edeon Vaz, afirmou que o Movimento Pró-logística e a Aprosoja-MT, já estão trabalhando junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), cobrando que o governo autorize a desenvolver os projetos de licenciamento ambiental e de engenharia para a realização da licitação.
“Estivemos no DNIT e verificamos que já existe o Estudo de Viabilidade Técnica Econômica Ambiental (EVETEA), agora precisamos que o governo providencie os licenciamentos, para assim, ser possível, obter o licenciamento”, afirmou Edeon.
Segundo o diretor-executivo do Movimento Pró-logística, a produção dos municípios de Juara, Brasnorte, Juína que necessitam ir até Comodoro tem que passar por Sapezal para chegarem em Vilhena (RO), perfazendo cerca de 600 quilômetros, enquanto se a rodovia estivesse pavimentada diminuiria para menos de 300km.
“Esse trecho é extremamente importante para a redução de custo do frete que traz insumos para as propriedades, bem como para o escoamento da produção dos grãos”, declarou Edeon.
O secretário de Estado de Agricultura de Rondônia, Evandro Padovani, disse que essa é uma rodovia importante para os Estados de MT e RO. “A interligação dessa estrada é importante para os produtores rurais e sociedade da região Noroeste de Mato grosso, assim para Vilhena (RO), município polo que irá reduzir os custos de produção do transporte rodoviário”, acrescentou Padovani.