Foto: JLSIQUEIRA / ALMT
Depois de mais de um ano, exatos 413 dias, longe das sessões ordinárias de maneira presencial na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o deputado estadual Valdir Barranco (PT) retornou ao púlpito do Plenário Renê Barbour nesta quarta-feira (23), ás 9 horas da manhã, para participar “ao vivo” das conversas, debates e votações da Casa de Leis.
A última vez que o parlamentar participou de uma sessão presencialmente foi no dia 2 de fevereiro de 2021, quando ainda não tinha contraído a covid-19 e, até então, estava bem de saúde, situação que mudou 9 dias depois quando foi diagnosticado e teve de ser internado por complicações da doença.
Barranco relembrou tudo que passou e se emocionou por estar de volta às discussões da Casa “em pessoa” e não através da tela de um computador. “É com muita alegria, emoção e felicidade que retorno para os trabalhos aqui na Casa de Leis e reencontro muitos dos meus colegas de Parlamento. É um momento que vou guardar por toda minha vida, assim como os dias em que passei entre a vida e a morte. Retorno com a certeza de que nunca deixei e deixarei a população mato-grossense na mão. Volto com ainda mais vigor e vontade de fazer a diferença por aqueles e aquelas que mais precisam, não só de mim, mas do mandato Barranco”, declarou.
O deputado também falou sobre como tem sido todo o seu processo de recuperação das graves sequelas ocasionadas pelo coronavírus. “Tem sido um calvário essa recuperação e seu sei que ficarão sequelas para sempre. Eu perdi 51% dos pulmões, mas digo todos os dias que a cada passo mais célere que eu der e que me faltar o ar, eu irei me lembrar que Deus me deixou essa “consequência” para que eu jamais me esqueça do compromisso que eu fiz com ele ao me devolver à vida. Que é a minha missão de continuar trabalhando pelos mais pobres, os mais necessitados, os servidores públicos, por aqueles e aquelas que mais n precisam”, afirmou
Já em sua volta, o deputado apresentou 157 proposições, entre projetos de lei, requerimentos e indicações. Como o requerimento, aprovado pela Casa de Leis, que pede a dispensa de pauta na tramitação do Projeto de Lei nº 214/2022, que impede a eliminação de candidato de concurso público não classificado dentro das vagas disponíveis no certame de Mato Grosso.