Araguaia Notícia com informações da Secom-BG
Neste mês de fevereiro acontece, entre os dias 21 e 25, a “Semana de Arte Moderna – Araguaia”, uma homenagem da cidade de Barra do Garças ao movimento modernista que realizou, em 1922, uma importante ruptura na história da arte nacional. A celebração do centenário é organizada pela Secretaria Municipal de Cultura e objetiva aproximar a população local, em especial as gerações mais jovens, do movimento histórico-cultural que mudou a identidade da produção artística no Brasil.
A programação do evento é distribuída em cinco dias e acontece no Centro Cultural Valdon Varjão, das 19h às 21h. As inscrições são gratuitas e ao final do evento os participantes terão direito à certificação. A “Semana de Arte Moderna – Araguaia” inclui a presença de personalidades locais em palestras e mesas redondas sobre o tema, e traz ainda a exibição de documentários e apresentações artísticas, como música, poesia e dança.
Para o secretário de Cultura, Alessandro Matos, o evento deve contribuir para a formação artística dos entusiastas da história da arte e também dos artistas locais, que podem enriquecer seu repertório com referências nacionais do movimento modernista. “O evento vai contar a história da Semana de Arte Moderna e sua importância nacional, com nomes locais que conhecem sobre a temática, além de apresentações culturais, que se hoje são possíveis, foi com a contribuição do que aconteceu em 1922”, explica Alessandro.
A proposta da “Semana de Arte Moderna – Araguaia” compõe o calendário cultural do ano de 2022 em Barra do Garças. O prefeito municipal, Dr. Adilson Gonçalves, ressalta que o interesse da gestão é promover um calendário inclusivo e abrangente em segmentos artísticos e proporcionar a conexão da cultura local com o conhecimento histórico da produção cultural no Brasil e no mundo. “Acredito que esse tipo de atividade abre nossos olhos para o que não faz parte da nossa rotina ou que simplesmente desconhecemos”, completou o prefeito.
Confira abaixo a programação do evento:
Segunda-feira (21)
19H – Recepção
19H15 – Exibição de vídeo – O amor de Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade
19H45 – Apresentação Grupo Abadá Capoeira
20H15 – Palestra Prf. Yandra Firmo (Brasilidades periféricas: Urgências pulsantes e o legado da semana de arte moderna)
21H – Encerramento
Terça-feira (22)
19H – Recepção
19H15 – Exibição de vídeo – Mario e Oswald Andrade
19H45 – Apresentação de Michael e Banda
20H15 – Palestra Prof. Alessandro Matos e Prof. Phabio Rocha (A História na arte)
21H – Encerramento
Quarta-feira (23)
19H – Recepção
19H15 – Exibição de vídeo – Heitor Vila Lobos
19H45 – Apresentação de Dança Circular Sagrada (Prof. Nara Carneiro)
20H15 – Palestra Prof. Agda Aparecida da Cruz Borges E Dilson César Devides (A Semana de Arte Moderna: Memória e atualidade)
21H – Encerramento
Quinta-feira (24)
19H – Recepção
19H15 – Exibição de vídeo – Portinari
19H45 – Apresentação de Dança do Ventre (Cia. Hadarah Malak)
20H15 – Mesa redonda com jovens escritores (Mikael Maia e Iago Silva)
21H – Encerramento
Sexta-feira (25)
19H – Recepção
19H15 – Alessandro Matos (Fala inicial)
19H25 – Yrla Braga (Poesias)
19H45 – Semana de Arte Moderna Documentário
21H – Encerramento