NOVA XAVANTINA

Detran orienta alunos de 18 escolas de Cuiabá e Várzea Grande sobre segurança no trânsito

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp


Alunos de 18 escolas públicas e particulares de Cuiabá e Várzea Grande receberam orientações da equipe da gerência de Ações Educativas do Detran-MT para a adoção de comportamentos mais seguros no trânsito. A ação faz parte da campanha “Volta às Aulas 2022 – Juntos Salvamos Vidas”, promovida pelo Detran-MT, com apoio do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar. 

Com o objetivo de reforçar a mensagem de um trânsito mais seguro, a equipe do Detran estampou cartazes com frases sobre  os riscos do uso de celular e direção, transporte de crianças em motocicleta e no banco traseiro, importância do uso do cinto de segurança e da travessia na faixa de pedestres. Também foram abordados temas como paradas de veículos em locais proibidos, em frente à escola ou nos arredores.

Durante a abordagem educativa, as crianças foram orientadas a atravessar a rua sempre na faixa de pedestre e ensinadas a como sinalizar sua intenção antes de atravessar a rua, para fazer a travessia em segurança.

Dona Eva Maria de Paula, mãe de um aluno da Escola Municipal de Educação Básica Lenine de Campos Povoas, em Cuiabá, enalteceu a iniciativa do Detran. “A rua em frente à escola passa muitos carros e têm muitas crianças circulando, sem nenhuma orientação de segurança. Hoje tivemos essa ótima abordagem educativa do Detran”.  

A gerente de Ações Educativas do Detran-MT, Gresiella Almeida, frisa que a  ação foi importante para reavaliar a questão do trânsito nas vias próximas às unidades escolares. O papel da gerência é mostrar para a população a importância de transitar e trafegar de forma correta para garantir um trânsito mais seguro a todos

“Percebemos muitas infrações, falta de conscientização dos motoristas, principalmente quanto à velocidade do veículo ao entrar na rua, ocupantes sem o cinto de segurança e falta de uso dos equipamentos como cadeirinha e assento de elevação para as crianças”.

Segundo a gerente, as ações educativas deverão ser levadas também para dentro das escolas. “A ideia é levar orientações sobre o trânsito não somente aos alunos, mas também aos pais e todo o corpo docente das unidades escolares”. 

O Detran-MT reforça que está disponível para realização de atividades e ações educativas nas escolas. As solicitações podem ser enviadas por e-mail ([email protected]) e serão atendidas conforme a possibilidade da demanda.

Fonte: GOV MT

Comente abaixo:

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp

FAMOSOS

Últimas Notícias