NOVA XAVANTINA
Pesquisar
Close this search box.

Sorveteiro pioneiro de Barra do Garças morre aos 93 anos

COMPARTILHE


A população com mais de cinquenta anos certamente vai se lembrar da Sorveteria e Bar Cristal e do seu proprietário Sebastião Ferreira, que por várias décadas serviu a cidade de Barra do Garças-MT e região. O pioneiro, que foi o terceiro sorveteiro da história recente do município, infelizmente faleceu na terça-feira (8/2) aos 93 anos de idade, em decorrência da saúde fragilizada devido a idade avançada.

Sebastião faleceu em casa acompanhado pela família. Ele começou a trabalhar ‘fabricando’ sorvete na cidade de Mineiros-GO em 1962 e depois em 1971 se mudou para Barra do Garças e adquiriu a sorveteria que era do Álvaro, na rua XV de Novembro na esquina com a rua Raimundo Melo.

Ali, ele ficou por vários anos e fez parte da infância dos muitos barra-garcenses que iam sempre na sorveteria dele para tomar um sorvete ou se deliciar com picolés que ele vendia. Posteriormente, Sebastião comprou outro ponto em Barra do Garças na rua Leonardo Vilas Boas aonde hoje é a frente do Supermercado Cogal.

Após vender o ponto do bairro Campinas para o empresário Ademar da Cogal, Sebastião não parou de trabalhar e adquiriu uma chácara no setor Nova Barra para onde levou a fábrica de sorvete e continuou servindo à comunidade com apoio dos filhos. E o pioneiro trabalhou até os 88 anos de idade e conseguia fazer 100 litros de sorvete por dia.

Como diz o filho dele, Antônio Carlos Souza conhecido como Saião: “Meu pai trabalhou até quando deu conta e foi feliz no que adorava fazer”, diz Saião, que reside hoje em Cuiabá juntamente com a esposa Márcia e o filho Gabriel Carboni. Aliás Gabriel, que hoje atua no cenário político da capital do estado, falou na rede social com orgulho do avô. “Eu cresci vendo meu avô fazendo sorvete e gostava muito de ficar com ele não só pelo sorvete, mas pela pessoa maravilhosa que ele era. Vou lembrar sempre com carinho dele”, completou.

O pioneiro, como foi dito, faleceu no bairro Piracema aonde morava com o filho Sebastião Ferreira Filho, o Tiãozinho.

O sorveteiro deixa os filhos Tiãozinho, Saião e José Agton. Ele foi homenageado na década de 90 com o título de cidadão barra-garcense cuja honraria foi concedida pelo vereador Valdemar Barbosa Filho, conhecido Dema, reconhecendo o serviço prestado por Sebastião ao longo dos anos.

O pioneiro chegou a ter uma linha de transporte com uma caminhonete adaptada aonde transportava pessoas e compras para região do ‘Boca Pra Riba’ em Pontal do Araguaia. O corpo do pioneiro foi sepultado nesta tarde de terça-feira em Barra do Garças. Ficam aqui as lembranças e um pedido a Deus para que conforte a família enlutada.

CLIQUE AQUI  e entre no grupo de whatsApp do ARAGUAIA NOTÍCIA e receba informações em tempo real

CLIQUE AQUI e entre no grupo do telegram do ARAGUAIA NOTÍCIA e receba informações em tempo real

Comente abaixo:

COMPARTILHE

FAMOSOS

Últimas Notícias