NOVA XAVANTINA

Preocupado, Cebola diz que Nova Xavantina não tem estrutura para tratar de pacientes com Covid-19

COMPARTILHE


Após a primeira morte de Coronavírus confirmada no Vale do Araguaia na manhã desta segunda-feira (20/04) em Barra do Garças, e informações de que mais dois membros da mesma família terem atestados para o Covid-19, o prefeito de Nova Xavantina, João Batista Vaz – Cebola, diz estar preocupado com a situação.

De acordo com Cebola, o Covid-19 é uma doença cujos cuidados de pacientes graves dependem de uma estrutura hospitalar complexa e que o Hospital Municipal, não tem esta estrutura.

“Estamos no mapa das cidades que não têm estrutura para lidar com a pandemia da Covid-19. Hoje, a grande maioria das cidades, 89,4% segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM), não tem a mínima condição”, revelou.

Ainda de acordo com o gestor, o município não tem leito de UTI e nem respiradores pulmonar; e, se houver casos complexos, dependem de traslado para cidades-polo.

“Entramos na justiça contra a União visando garantir a aquisição de (01) respirador pulmonar licitado no final do ano passado, que já havia sido solicitado no começo deste ano. Não temos UTI móveis e nem UTI hospitalar. A preocupação é grande.”, desabafou.

Nova Xavantina não registrou nenhum caso positivo para o Covid-19; no entanto, a vizinha Barra do Garças registrou na manhã desta segunda-feira (20/04), a primeira morte pelo Coronavírus.

A Secretaria de Saúde mantém as recomendações quanto as medidas de prevenção (uso de máscaras, distanciamento social, lavagem das mãos com água e sabão ou álcool em gel, cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar; manter os ambientes bem ventilados, não compartilhar objetos pessoais e ficar em casa).

Comente abaixo:

COMPARTILHE

FAMOSOS

Últimas Notícias