NOVA XAVANTINA

UNEMAT tem representante no Conselho Municipal de Segurança de Nova Xavantina

COMPARTILHE


Aconteceu no último dia 30 de dezembro de 2019, nas dependências da Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente do Munícipio de Nova Xavantina, a Reunião do Conselho Municipal de Segurança (CONSEG) que tratou, entre outros assuntos, da formação da nova Diretoria e a posse dos novos conselheiros. Convidado a participar, O Câmpus da UNEMAT indicou dois professores: Rubens José Bedin e André Luiz Milhomem, titular e suplente respectivamente. Com isso, a UNEMAT de Nova Xavantina passa a compor 7 (sete) Conselhos Municipais, pertencendo e atuando no cotidiano sociocultural, econômico e político de Nova Xavantina (Veja mais detalhes no link https://unemat-nvx.blogspot.com/search?q=conselheiros). 

O Conselho Municipal de Segurança é um órgão colegiado, de caráter consultivo e deliberativo e, como os demais conselhos municipais, é formado por representantes do setor público, mas também da sociedade civil organizada. Entre suas principais funções está o assessoramento na propositura de ações de políticas públicas. Para isso busca discutir, analisar, planejar e acompanhar a solução dos problemas de segurança no município de Nova Xavantina, visando a integração e a cooperação entre as autoridades locais voltados à segurança pública e a comunidade.

O CONSEG é formado por membros natos, como a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Judiciária Civil, o Ministério Público, a Cadeia Pública, o Conselho Tutelar e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Além disso, conta com representantes de vários setores da sociedade: o poder Executivo, o Legislativo, Secretarias Municipais, Clube de Diretores Lojistas (CDL), Maçonaria, Sindicatos, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), LIONS, UNEMAT e o Conselho da Comunidade. Assim, cumprindo a verdadeira função dos Conselhos Municipais que é a de ser uma ferramenta de participação popular e de instrumentalização do processo democrático.

A nova Diretoria eleita tem pela frente grandes desafios, mas, de acordo com o presidente da Entidade, o servidor público Wander Guerreiro, “com a união de todos e com o comprometimento dos conselheiros será possível fazer avanços para o setor de segurança de Nova Xavantina”.

A Diretoria Executiva é formada pelos seguintes membros:

Wander da Silva Guerreiro – Presidente;

Manoel (Manelão) – Vice-presidente;

José Vilar da Costa (Loza) – Tesoureiro;

Dilson Lucas – Vice-tesoureiro;

Zênia Gonçalves – Secretária;

Rubens José Bedin – Vice-secretário;

Dângella Alves Moreira – Diretora Administrativa;

Marcelino Ferreira da Paixão – Diretor de Patrimônio;

E para os Conselhos Fiscal e Administrativo foram eleitos, respectivamente, os conselheiros Elias Bueno, Dênis Alcantara e Edivaldo Celestino; Beto Peter, Francisco Argemiro (Chico da Heureka) e Maria de Lurdes.

Por Rubens Bedin – Professor e Assessor de Cultura do Câmpus da UNEMAT de Nova Xavantina

Comente abaixo:

COMPARTILHE

FAMOSOS

Últimas Notícias